2021/03/30

Notícias do dia

Xiaomi Mi Mix Fold estreia lente líquida; Chrome testa painel de instalação de web apps (PWA); Huawei Mate 20 Pro recebe EMUI 11; Activision poupa 30GB no Call of Duty; Niantic prepara óculos de realidade aumentada; como configurar o acesso remoto no DSM dos NAS Synology; e Xiaomi conseguiu fazer o carregador "AirPower" que a Apple tentou apagar da história.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um módulo de tomada BlitzWolf BW-SHP10. Participa e partilha.

Xiaomi revela novo logotipo

No segundo dia de apresentações da Xiaomi, que nos deu a conhecer o novo Mi Mix Fold, a Xiaomi revelou também um reajuste ao seu logotipo, que passa a adoptar um formato mais arredondado.

A Xiaomi diz que esteve a investigar dezenas de versões entre um logotipo completamente cicular e o anterior logotipo quase quadrado, e que achou que o novo formato representa a combinação perfeita entre o círculo e o quadrado.
Como é habitual neste tipo de coisas, primeiro é natural que se estranhe, mas daqui por umas semanas já ninguém liga à coisa e passa a aceitar o novo logotipo como sendo completamente normal. (Mas uma coisa é certa se optaram por usar o 3 na fórmula para arredondar os cantos, bem que podiam ter optado pelo 3.1415. ;)


Xiaomi revela novos portáteis Mi Laptop Pro de 15" e 14"

A Xiaomi também aproveitou para actualizar a sua família de portáteis, e agora passa a contar com um Mi Laptop Pro equipado com um ecrã de OLED de 15" e resolução 3.5K+, com DC dimming para que não haja reclamações quando ao "piscar" nos níveis de luminosidade mais reduzidos. Conta com chassis de alumínio, sensor de impressões digitais lateral, e os mais recentes CPUs Intel de 11ª geração e Thunderbolt 4.

O modelo de 14" abdica do ecrã OLED mas fica igualmente bem servido com um LCD 2.5K de 120Hz, contando também com os mais recentes CPUs da Intel. Por agora ainda não foram revelados os preços nem se chegarão ao resto do mundo, mas esperemos que sim e que mantenham os habituais preços competitivos que costumam ter. (Tenho sido utilizador de um dos seus portáteis há mais de um ano e estou completamente satisfeito! :)

Virgin Galactic revela VSS Imagine

A Virgin Galactic revelou a sua nave de 3ª geração, a VSS Imagine (VSS de Virgin SpaceShip), com a qual espera aproximar-se dos passeios espaciais com passageiros, e que deverá iniciar testes de voo ainda este Verão.

Para esta geração foram feitas inúmeras melhorias a nível do processo de produção, reduzindo consideravelmente o tempo necessário para fabricar cada nave, e que a Virgin Galactic espera reduzir ainda mais para a próxima geração, e que será de importância crucial para poder criar uma frota capaz de manter os mais de 400 voos por ano que a empresa espera conseguir fazer até "ao espaço". Neste momento, a empresa diz que tem mais de 600 pessoas já em lista de espera, enquanto por outro lado vai dizendo que estão a fazer todos os esforços para que a experiência seja acessível a todos.


Google cria Easter Egg para o canal do Suez

Nem a Google ficou imune ao fenómeno Ever Given, o navio que encravou o canal do Suez durante quase uma semana. Uma pesquisa por Suez Canal ou Ever Given faz surgir uma série de navios a percorrer o ecrã.

Penso que teria sido mais alusivo ter um dos navios a ficar atravessado e a criar uma imensa fila de navios, mas parece que a Google prefere dar destaque ao facto do tráfego náutico no canal já ter sido retomado e estar a regressar à normalidade. Passam mais de 50 navios por dia no canal do Suez, sendo que em 2020 foram cerca de 19 mil a terem usufruído deste atalho entre a Ásia e a Europa - e que, como ficou demonstrado, pode ficar encravado por causa de um único navio.


Starship SN11 explode no ar

Ainda não foi desta que a SpaceX conseguiu um teste perfeito com a Starship. O seu 11º protótipo elevou-se até à altitude programada sem incidentes, e efectuou a manobra de "reentrada" como era esperado. Mas quando ligou os motores para aterrar, a nave explodiu, causando uma chuva de destroços sobre a plataforma de lançamento (com Elon Musk a dizer: ao menos a cratera ficou no sítio certo).
Infelizmente desta vez o teste foi realizado sob um forte manto de nevoeiro, que impediu a captação de imagens que permitissem ficar com uma melhor ideia do que se passou, mas a SpaceX seguramente terá montanhas de dados para analisar, para tentar evitar que a SN12 venha a sofrer destino idêntico.






É pena, depois do quase sucesso do SN10, que aterrou mas explodiu passados alguns minutos, esperava-se que este SN11 fizesse tudo perfeitamente pela primeira vez.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Concorde voou pela primeira vez a 2 de Março de 1969 e permanece, até à data, o único avião de passageiros supersónico que manteve viagens regulares durante décadas (o Tupolev Tu-144 só fez 55 voos, versus os mais de 300 do Concorde). À sua velocidade de cruzeiro de Mach 2 (2.210 km/h) a 18 mil metros de altitude, consumia 18 mil litros de combustível por hora (5 litros por segundo).

2 comentários:

  1. 5L/seg não fazia ideia, chiça!

    ResponderEliminar
  2. Esta da VolTswagen deixou-me boquiaberto... 😲

    Ainda pensei ser mentira de 1° de abril antecipada, mas parece ser verdade... 😲

    ResponderEliminar