2021/05/07

Notícias do dia

Apple deu acesso especial a APIs da App Store à Hulu - mas removeu-os quando foram descobertos; Google Photos promove impressão de álbuns para o ecrã principal; AirTag convertida em "cartão" com metade da espessura; nas promoções temos o Drone DJI Mini 2 a €387 e a cadeira gaming BlitzWolf BW-GC1 a €82; e a Google vai activar autenticação 2FA para todos os utilizadores para maior segurança.

Antes de passarmos às notícias do dia, já arrancou o novo passatempo gadget da semana que te pode valer um módulo de tomada TP-Link Tapo P100. Sendo início do mês, é também o momento perfeito para aderires ao Clube AadM+ que dá acesso a descontos e prendas exclusivas todos os meses.

WhatsApp prestes a ganhar sincronização entre múltiplos equipamentos

O WhatsApp parece estar prestes a resolver uma das suas mais ridículas limitações - e que infelizmente se aplica a diversas outras apps - a de não poder ser usado simultaneamente por múltiplos equipamentos. A mais recente versão beta do WhatsApp faz referência à capacidade de sincronização entre múltiplos dispositivos, em vez de simplesmente permitir a transferência das mensagens de um equipamento para outro.

Fico surpreendido como, hoje em dia, ainda existem apps que assumem que o utilizador só as irá utilizar num único equipamento, ignorando todas as situações em que os utilizadores poderiam desejar usá-las em simultâneo noutros aparelhos, como um tablet, outro smartphone, computador, etc. etc. Outros dos casos típicos deste tipo de limitação são apps bancárias, que impedem que a app possa ser instalada simultaneamente em dois dispositivos (e nem preciso relembrar o risco de ter algo assim limitado a um único smartphone, que poderá avariar, ser roubado, etc.)


Twitter lança Tip Jar para donativos

Em antecipação à modalidade que permitirá ter conteúdos atrás de uma paywall, o Twitter arranca com uma modalidade mais voluntária de recompensar os criadores: a Tip Jar. Este sistema permite que qualquer pessoa possa dar uma gorjeta / donativo aos criadores que aprecia, e fica disponível a partir de hoje para todos os que desejem contribuir.

Do lado oposto, de quem pode receber, a funcionalidade foi por agora disponibilizada a um número reduzido de utilizadores. O sistema permite que quem recebe o dinheiro escolher vários metódos de pagamento, como PayPal, Patreon, Venmo, etc. com as transferências a serem feitas directamente entre os fãs e o criador respectivo, não havendo cobrança de comissões adicionais por parte do Twitter ou a reverter a favor da App Store respectiva.


Virgin Hyperloop promete projectos no terreno em 2027

A Virgin Hyperloop continua empenhada em tornar a sugestão de Elon Musk realidade, e promete que a revolução nos transportes começará a faz-se sentir ainda esta década, com as primeiras instalações comerciais do Hyperloop a entrarem em operação em 2027.

Por agora, temos que nos contentar com os pequenos pods de transporte para 2 pessoas, que no futuro irão crescer para tamanho que acomodam 28 pessoas, e permitirão fazer viagens levitando magneticamente num tubo de vácuo que possibilitará atingir velocidades de mais de 1000 km/h de forma eficiente. Serão estes os tímidos primeiros passos que marcarão um novo sistema de transportes para o século XXI, tal como os comboios fizeram no séc. XIX?


Netflix prepara N-Plus para acesso aos bastidores?

A Netflix parece estar interessada em reforçar o conteúdo que apela aos fãs de séries e filmes com uma plataforma chamada N-Plus, que inclua documentários, podcasts e outros conteúdos. Embora a Netflix já tenha alguns programas que incluem discussões adicionais, o sistema ainda deixa a desejar face ao que se tem, por exemplo, no Disney+ - onde esse tipo de conteúdos fica imediatamente associado ao programa principal.

Aliás, o acesso a documentários, making-of, cenas cortadas, storyboards, etc. é o tipo de coisa que se sente falta na Netflix face aos conteúdos que habitualmente se tinha ao comprar um filme ou série em suporte físico como DVD ou Blu-Ray. Esperemos que este N-Plus seja a forma que a Netflix está a preparar para colmatar essa falha, e que sirva como incentivo para que fãs e curiosos possam mergulhar no igualmente fantástico mundo dos bastidores, e ficar a saber como é que as suas séries e filmes favoritos se tornaram realidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Space Shuttle Columbia foi lançado pela primeira vez a 12 de Abril de 1981, com a expectativa de tornar mais regulares as viagens ao espaço. Infelizmente os custos elevados de cada lançamento e a dispendiosa manutenção para serem reutilizados, viriam a ditar o fim do projecto. O último Space Shuttle a ser lançado foi o Atlantis, a 8 de Julho de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)