2021/06/02

Notícias do dia

Covid-19 ganha variantes com letras gregas para evitar estigmas geográficos; Japão quer viagens orbitais para todo o mundo em menos de uma hora em 2040; Android 12 bloqueia alteração do painel de partilha; nas promoções temos o drone FIMI A3 a €164 e o portátil Teclast F7S 14.1" a €214; e o Hangouts chega aos 5 mil milhões de downloads a poucos meses da sua "morte".

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um tapete de rato XL RGB. E sendo início do mês, é também a altura ideal para aderires ao Clube AadM+, que te dá acesso a descontos e ofertas exclusivas, e este mês valeu um Poco X3 NFC.

Intel alerta que falta de chips pode demorar anos a regularizar-se

A situação de falta de chips que afecta a indústria poderá não ser resolvida tão depressa quanto se desejaria. A Intel veio dizer que poderão ser necessários alguns anos para que a produção de microchips regresse à normalidade.

A actual escassez tem obrigado inúmeros sectores a "desenrascarem-se" da forma possível, e também levado a um aumento substancial dos preços de alguns componentes electrónicos, que depois acabam por se fazer sentir no preço final dos produtos. Em resultado disso, tem também havido uma série de conversações para mega-investimentos na capacidade de produção de chips nos EUA e na Europa, para que se fique menos dependente da produção asiática.


Samsung lança primeiro SSD ZNS

A Samsung lançou o seu primeiro SSD ZNS (Zoned Namespace) para servidores e data centers, e que permite maior capacidade e longevidade. No entanto, a forma como isso é feito poderá não ser a que se pensava. Em vez de usar memórias flash inovadoras, o que este SSD faz é dispensar a habitual gestão das células flash feitas internamente e que obriga os SSDs a terem 10-20% de capacidade extra reservada para irem movimentando os dados de forma a minimizar o uso das células flash que têm um número de escritas limitadas.

Nestes ZNS, essa gestão passa a estar a cargo do sistema, permitindo a utilização desse espaço extra como espaço útil; assim como ter diferentes secções que poderão ser usadas de forma independente para diferentes tipos de dados (escritas frequentes, escritas pouco frequentes, só leitura, etc.) assim maximizando o desempenho e a longevidade do SSD.


Twitter reabre verificação de contas

Depois de vários anos o Twitter abriu os pedidos de verificação de contas, que dão direito a ter o "selo de verificação" azul que tantos utilizadores cobiçam - apenas para o encerrar passados poucos dias devido ao afluxo de pedidos. Felizmente a pausa foi mais curta do que se previa, e em menos de uma semana o Twitter diz que já está pronto a receber todos os pedidos.

Note-se que a verificação continua a estar limitada a certas categorias, como empresas, personalidades, jornalistas, etc. Pelo que ainda não é possível obter um "selo" para o utilizador "comum" só porque sim.



Amazon Prime Day a 21 a 22 de Junho

A Amazon já revelou a data para o seu Prime Day 2021, que este ano decorrerá a 21 e 22 de Junho. Estes são dias de saldos especiais para os membros Amazon Prime - que recentemente passaram a dar aos subscritores portugueses algumas das vantagens que estavam ausentes, como o envio expresso gratuito sem limite mínimo de valor.

Além das demais vantagens, como backups ilimitados das fotos e acesso ao Amazon Prime Video, importa também referir que a adesão ao Amazon Prime inclui um período de teste inicial gratuito de 30 dias, pelo que é perfeitamente possível aderir ao Prime para tirar partido dos descontos durante os Prime Days, e depois cancelar a subscrição. Dito isto, sou subscritor há vários anos - quer pelos descontos, quer pelo Prime Video, e acho que o valor de 36 euros por ano é perfeitamente justificável e adequado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Facebook foi lançado a 4 de Fevereiro de 2004, por Mark Zuckerberg e alguns colegas, na altura ainda com o nome "The Facebook". Só no ano seguinte perderia o "The" e se tornaria simplesmente no Facebook.

3 comentários:

  1. Olá Carlos,

    Estou a pensar aderir ao Prime também. Sendo, tu, utilizador há anos do prime video, posso sugerir um artigo a sair nos próximos dias em jeito de review?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O review é bastante resumido: Está bastante bom.
      Isto depois de, durante anos, ter tido um interface horrível e difícil de controlar as operações simples.
      Depois, copiaram as coisas boas da Netflix, e a coisa compôs-se. :)

      Mas sim, adiciono à lista de "to-do". Imagino que haverá mais pessoas curiosas. :)

      Eliminar
  2. Obrigado pelo feedback, já ajuda. E quanto a legendas? Tenho lido por aí que peca por ser quase tudo PT BR. E conteúdos infantis, são dobrados em PT PT?

    ResponderEliminar