2021/08/10

Notícias do dia

Tesla Model Y ganha filtro HEPA com "Bioweapon defense mode"; Google começa a enxotar utilizadores do Hangouts para o Chat; Perseverance falha primeira recolha de amostras em Marte; Lamborghini prepara homenagem ao Countach para o 50º aniversário; ataque Glowworm recupera áudio dos LEDs das colunas; Apple tenta esclarecer "espionagem" das fotos mas falha no ponto mais crítico.

Antes de passarmos às notícias, já arrancou novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB integrado.

HP expande família Chrome OS

A HP tem dois novos computadores com Chrome OS. O primeiro é o Chromebook x2 11, um tablet transformável com teclado amovível; o segundo é o Chromebase AiO, um computador "all-in-one" cujo ecrã de 21.5" pode rodar para ficar na vertical.

A completar o conjunto temos um monitor USB-C de 24" com certificação "Works With Chromebook" que permite expandir a área de trabalho dos Chromebooks. O preço do monitor é $249, o dos computadores começa nos $599 para os modelos base em ambos os casos.


iPhone 13 com modo "retrato" em vídeo

Além do ecrã a 120 Hz, o próximo iPhone 13 vai voltar a apostar nas capacidades fotográficas que, nos últimos anos, acaba por ser um dos principais motivos que levam os utilizadores a trocarem de smartphone. Desta vez o iPhone vai expandir o modo "retrato", que reconhece o rosto das pessoas e aplica o efeito de desfocar o fundo para simular uma profundidade de campo reduzida, também ao vídeo.

Estranhamente, a Apple parece que também irá aproveitar esta versão para reduzir ligeiramente o notch do Face ID, uma opção que criará uma nova variante a suportar pelos developers, e que mais sentido faria adiar até que a Apple adoptasse um sistema completamente sob o ecrã, tecnologia que parece finalmente estar pronta para consumo público.


Samsung anuncia Exynos W920 para smartwatches

A Samsung já revelou o seu chip para smartwatches que será utilizado na primeira geração de smartwatches Wear OS 3.0 (agora feito em parceria com a Samsung). O Exynos W920 promete grandes avanços em termos de desempenho e eficiência, sendo um chip de 5 nm com dois Cortex-A55 e GPU Mali-G68 GPU. Tem ainda um processador Cortex-M55 dedicado exclusivamente a manter o ecrã no modo always-on sem necessitar dos restantes processadores.

Devermos ver o que vale em breve, com a chegada dos Galaxy Watch 4 que deverão ser apresentados oficialmente já amanhã (11 de Agosto) no evento Samsung Unpacked.


Nvidia lança RTX A2000 em formato compacto

A Nvidia tem uma nova placa gráfica, com GPU RTX A2000 da série Ampere, que desta vez não é destinada aos jogadores mas sim a utilizadores profissionais - os mesmos que anteriormente recorriam à serie Quadro, e que com esta placa podem ter acesso aos mais recentes benefícios, como ray tracing e aceleração de tarefas AI.

A RTX A2000 vem com 6GB de GDDR6, 3328 CUDA cores, e pode atingir 8 teraflops. Tem um consumo de 70 W e vem em formato compacto que facilita a sua instalação até em computadores de volume reduzido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: As emissões de televisão a cores em Portugal iniciaram-se na RTP a 7 de Março de 1980 com o Festival da Canção.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)