2021/08/18

Notícias do dia

Samsung vai abandonar a publicidade nos seus smartphones; Boston Dynamics mostra Atlas a fazer parkour; nas promoções temos uma fita LED para TVs por €5.94 e um mini powerbank Lasuki de 13800mAh a €18; o teclado FlickType desiste do iPhone por tratamento abusivo da Apple; e a descoberta de que a MEO não utiliza encriptação nos dados GPRS.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar Xiyihoo de 30000 mAh.

Covid-19 nas pessoas vacinadas

A Visão fez um excelente resumo da situação referente à vacinação e Covid-19, e de como as vacinas, apesar de imprescindíveis e indispensáveis para minimizar o risco de consequências graves da doença, não são ainda a cura milagrosa que se desejava. Isto é, as pessoas vacinadas podem continuar a ser infectadas (embora em menor grau que as não-vacinhadas), manterem-se assintomáticas, e transmitirem a doença a outras pessoas - vacinadas ou não.

Ou seja, por agora o melhor será continuar a manter as mesmas regras de uso de máscara e distanciamento social, por muito "chato" que isso seja, para evitar que por cá se assistam a situações como nos EUA, onde vários estados se apressaram a retirar a exigência de utilização de máscaras... e passados poucos dias foram forçados a voltar atrás e reimplementar a sua obrigatoriedade perante o aumento de casos de Covid-19 na sua variante Delta.


Waymo batalha contra dificuldades da condução autónoma

Também a Waymo, a empresa da Google dedicada aos carros autónomos, apesar de todos os avanços feitos, parece estar com problemas em dar os passos finais para os sistemas autónomos realmente de confiança que possam concretizar o sonho dos carros sem condutor. São muitos os engenheiros que têm abandonado a empresa por sentirem que os avanços estagnaram, e não parece haver um caminho fácil para resolver os detalhes que restam resolver. Como se costuma dizer, usa-se 90% do tempo para resolver os primeiros 90% do projecto, mas depois são precisos mais 90% para resolver os restantes 10%. Neste caso parece que a Waymo tem precisado de 90% para cada 1% que vai melhorando.. e o 1% final pode demorar ainda mais.

De relembrar que até Elon Musk foi recentemente obrigado a reconhecer que a condução autónoma "era mais difícil do que esperava" - o que nos leva a perguntar outra coisa: se até a Waymo, com os carros carregados de computadores e LIDARs, está com dificuldades, que probabilidades temos que os Tesla actuais possam ter a prometida capacidade para condução autónoma total, de forma realista? Não será fácil.


Swarovski lança colecção Star Wars

A popular marca de cristais expandiu a sua colecção para o universo Star Wars. E por lá podemos encontrar elementos icónicos da saga, como o X-Wing, Luke Skywalker, Darth Vader, e até o pequeno e muito adorado "the child" do Mandalorian. Os preços, sem surpresas, são aqueles que já se esperariam para os produtos da marca, podendo ir até a uns galácticos 13 mil euros(!) pela Millennium Falcon.

Infelizmente, muitas das peças já estão esgotadas (não a Millennium Falcon), incluindo o "the child", que por 125 euros até me estava a deixar hesitante sobre se o juntaria à colecção ou não. (Melhor assim, evita-me ter que decidir! :)


Asus lança Zephyrus G14 Alan Walker Special Edition

A Asus lançou uma edição especial do seu portátil Zephyrus G14, em colaboração com o artista e DJ Alan Walker. Este portátil vem equipado com um AMD Ryzen 9 5900HS e uma NVIDIA GeForce RTX 3050 Ti. A tampa do portátil conta com efeitos luminosos na parte traseira, e como curiosidade adicional, a embalagem do portátil pode ser ligada por USB ao portátil, transformando-se num sampler ROG Remix com botões touch na superfície que permitem aos utilizadores activar 18 efeitos sonoros característicos deste DJ.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros telemóveis 3G surgiram no Japão em 2001, pela NEC e Panasonic. No ocidente a Motorola lançou o A820 3G em 2002, sendo seguido pouco depois pelo Nokia 6650, o primeiro smartphone 3G da marca finlandesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)