2021/07/05

Notícias do dia

Headphones solares prometem autonomia ilimitada; Vivo patenteia smartphone com micro-drone integrado; Polícia usa música para impedir publicação de vídeo no YouTube; WD com nova falha de segurança; antena Starlink em automóvel dá multa; moto com 48 cilindros leva mecânica ao limite; como funciona um carburador; descobertas apps na Play Store roubavam passwords do Facebook; e reset de fábrica a dispositivos IoT pode não garantir segurança quando são vendidos em 2ª mão.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos livro FCA escolhido para oferecer esta semana, Práticas de Python - Algoritmia e Programação. Participa e partilha. E sendo final do mês, é também o momento ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ com descontos e prendas exclusivas.

Elon Musk admite que condução autónoma "é difícil"

Respondendo a um tweet alusivo às constantes promessas de que o modo completamente autónomo do Autopilot "está para chegar", Elon Musk confessou pela primeira vez que a condução autónoma é um problema muito difícil, e que não contava que fosse assim tanto.
O que é certo é que a opção tem sido vendida há anos pela Tesla, sempre com a promessa de que irá chegar em breve, e enquanto isso as semanas tornam-se meses, os meses tornam-se anos, e a única coisa garantida é que Elon Musk continua a dizer que "está quase".


Japão quer recuperar atraso nos chips

A situação actual da escassez de chips tem obrigado todos os países a reverem a sua posição, e o Japão não é excepção. Apesar de ser o país com maior número de fábricas de produção de chips (mais de 80), são fábricas que continuam a utilizar tecnologia antiga, algo que o país quer tentar mudar.

Actualmente, só Taiwan e Coreia do Sul têm capacidade de produção de chips com tecnologia sub-10nm, sendo que empresas como a TSMC até já estão a preparar chips de 3nm para lançamento no próximo ano. O tipo de investimento para fábricas deste é astronómico, mas começa a ser encarado como algo de importância estratégica, para se evitar a dependência excessiva na China (neste caso, Taiwan). A Europa também tem falado em fazer o mesmo, mas terá ainda mais dificuldades em fazê-lo, sendo algo que demorará meia-década, ou mais, até começar a fazer efeito.


Facebook, Twitter, Google ameaçam suspender serviços em Hong Kong

A Google, Facebook e Twitter não estão satisfeitas com as alterações que Hong Kong planeia aprovar à lei de protecção de dados, e que pretende responsabilizar as plataformas sociais no caso dos utilizadores por lá publicarem os dados pessoais de outras pessoas com o objectivo de serem assediadas e perseguidas (o chamado "doxxing") - alterações que fariam com que os funcionários destas empresas pudessem ser acusados por processos criminais por conta dos conteúdos publicados por utilizadores, independentemente das ferramentas existentes para a sua remoção.

A ameaça de suspender os serviços no território será apenas mais um passo no conflito que se vai acumulando, entre as "liberdades ocidentais" e o desejo do governo Chinês de continuar a manter toda a sua população sob controlo apertado.


ZTE mostra Axon 30 5G com nova geração de câmara sob o ecrã

Depois do desapontamento com a câmara sob o ecrã do ZTE Axon 20, aproxima-se a data da apresentação e lançamento do Axon 30 5G, que estreará uma nova geração desta tecnologia.

Uma das principais críticas era a diferença pronunciada da qualidade do ecrã na secção sobre a câmara, que tinha resolução reduzida face ao resto do ecrã, sendo algo que agora deverá ter sido resolvido. A secção do ecrã sobre a câmara frontal vai ter a densidade de pixeis duplicada dos 200 ppi para os 400 ppi, o que teoricamente deverá ser suficiente para fazer com que o ecrã não apresente qualquer diferenciação em resolução ou cor nessa parte. Por outro lado, receia-se que a melhoria na qualidade do ecrã possa ser acompanhada de uma redução ainda maior da qualidade de imagem que pode ser captada pela câmara frontal, pelo que a curiosidade é muita para saber o que dali poderá sair. Algo que deveremos descobrir ainda antes do final do mês, esperando-se que a ZTE revele o Axon 30 a 22 de Julho, smartphone que contará com versões com até 16GB de RAM e 1TB.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O "bug do ano 2000" foi o nome dado ao receio que se tinha do caos que poderia acontecer nos computadores com a transição de 1999 para o ano 2000, por conta dos programas que se limitavam a guardar o ano como um número de dois dígitos. O caos não veio a acontecer, com a maioria das empresas e programas a fazerem as devidas alterações atempadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)