2021/09/02

iOS 15 começa a pedir permissão para publicidade da Apple

Procurando evitar mais polémicas, a Apple está a pedir autorização aos utilizadores antes de activar a publicidade personalizada do seu próprio serviço, no iOS 15.

O iOS 15 está na recta final de testes, devendo ser lançado a par da apresentação dos novos iPhones nas próximas semanas. Uma das alterações que se fez notar numa das actualizações mais recentes, é que agora começou a pedir autorização para o sistema de publicidade personalizada da própria Apple. Algo que anteriormente vinha activado automaticamente e que tinha merecido fortes críticas por parte de todas as empresas que ficaram com a publicidade limitada com a alteração que a Apple fez ao iOS.

Como se pode imaginar, não caiu muito bem que, enquanto por um lado limitava os serviços de publicidade concorrentes, a Apple activasse automaticamente o seu. Coisa que agora fica mais em linha com o que seria esperado em termos de igualdade de tratamento - embora, em qualquer um dos casos, seja algo que os utilizadores podiam desactivar dando um salto às definições.

A Apple também foi forçada a permitir que as apps direccionassem os utilizadores para sites externos para fazerem gestão e compra de conteúdos sem pagamento de comissões, e na Coreia do Sul as coisas vão ainda mais longe, com o país a exigir que a Apple permita métodos de pagamento alternativos directamente nas apps na App Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)