2021/09/02

Notícias do dia

Vodafone com dobro dos dados móveis nas novas adesões em Setembro; Samsung revela sensor de 200MP para smartphones; Philips Hue com novas lâmpadas e Spotify; iOS 15 começa a pedir permissão para publicidade da Apple; Tesla Roadster só em 2023 - diz Elon Musk; e Apple forçada a deixar "reader apps" terem link para gestão em site externo.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um carregador Anker Power Port PD 2. E sendo início do mês, é a altura perfeita para aderires ao Clube AadM+ com descontos e prendas exclusivas.

Cobrança de ISV nos usados importados é ilegal

Como se fosse necessária ainda mais confirmação, o Tribunal de Justiça da UE confirmou que a forma como é cobrado o Imposto sobre Veículos (ISV) nos automóveis usados importados em Portugal viola o princípio da livre circulação de mercadorias. O resultado final de um processo que se arrasta há anos, e que tem penalizado todos os cidadãos que compraram carros importados, ao comprarem carros usados com vários anos, mas pagando os impostos como se fossem novos.

É pena que se tenha que chegar ao ponto de ter alguém suficientemente saturado e indignado ao ponto de colocar o estado em Tribunal e suportar o processo durante anos, para que as coisas sejam tratadas. Esperemos apenas que, após esta decisão, o resultado não seja apenas a criação de uma qualquer nova taxa que venha a penalizar ainda mais os consumidores, agravando o preço ainda mais do que o valor que irá deixar de ser cobrado.


NHTSA pede explicações sobre Autopilot da Tesla

Na sequência de vários acidentes ao longo dos últimos anos, em que Teslas com o Autopilot activado colidiram com veículos de emergência parados na via ou na berma, a agência rodoviária dos EUA (NHTSA) quer que a Tesla explique em detalhe como é que o Autopilot lida com veículos de emergência parados. Quer também saber como lida com questões de baixa luminosidade, sinalização com flares na estrada, pessoas com coletes retroreflectores, e outros cenários que serão comuns neste tipo de situações.

A questão é que, à medida que se passa da programação tradicional para sistemas de AI, por vezes não há forma "fácil" de saber como as coisas funcionam; já que são resultado de uma série de aprendizagens automáticas baseadas em milhões, ou centenas de milhões de exemplos.


UE multa WhatsApp em €225M

O Facebook volta a estar na mira da UE, desta vez com nova multa de 225 milhões de euros ao WhatsApp ao abrigo do RGPD, por falhar em dizer aos seus utilizadores aquilo que faz com os seus dados.

E isto ainda sem ter em conta a recente partilha de dados com o Facebook que o WhatsApp obrigou os utilizadores a aceitarem, ou iriam ficar com a utilização progressivamente limitada até chegarem ao ponto de não poderem usar a app.


LockBit ransomware divulga dados da Bangkok Airways

Uma ameaça só funciona se houver o receio de ser cumprida, e foi precisamente isso que fez o grupo do ransomware LockBit, publicando na internet mais de 200 GB de dados da companhia aérea Bangkok Airways.

O grupo acusa a companhia aérea de não ter o nível de segurança que diz ter, e surge na sequência de um ataque à Accenture, que terá dado a este grupo dados de acesso às redes de muitos dos seus clientes, incluindo a Bangkok Airlines e também a Ethiopian Airlines - que também já foi atacada. O ataque não afectou as operações da companhia mas terá dado aos atacantes informação privada dos seus passageiros, como: nomes completos, moradas, informação sobre passaportes, telefones, emails, registo de viagens, e até preferências especiais para as refeições.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As origens dos gira-discos remontam ao fonógrafo de Edison em 1877, mas o primeiro gira-discos propriamente dito, o gramofone de Emile Berliner, só começaria a ser comercializado em 1895.

2 comentários:

  1. Esta decisão do ISV vai ter impacto em Portugal? Se tiver é retroactiva? E se for como posso reclamar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se sabe a algum tempo que sim, a decisão está tomada, o estado tem de devolver, provavelmente no site das finanças encontras a informação

      Eliminar