2021/09/30

Notícias do dia

Apple poderá trocar iPhone mini por Max na próxima geração; Amazon apresenta robot Astro que é uma câmara sobre rodas; Google revela melhorias das pesquisas contextuais com imagens e texto; Apps pré-instaladas dos iPhones com avaliações na App Store; e restrição de jogos na China sem os resultados pretendidos.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um powerbank Ockred de 10000 mAh. Sendo final do mês é também o momento ideal para aderires ao Clube AadM+ com vantagens e passatempos exclusivos todos os meses.

Bug no iOS 15 elimina fotos gravadas do Messages

Parece não haver fim à vista para os bugs que vão sendo apanhados no iOS 15. Além de todos os que já foram detectados, temos agora mais um que pode resultar em surpresas desagradáveis ao fazer desaparecer fotos que se tinha gravado expressamente.

Este bug acontece quando se grava uma foto do Messages e depois se elimina a conversa. Inicialmente a foto permanece na galeria de fotos, fazendo acreditar que tudo está bem, mas assim que se fizer um backup para o iCloud as fotos gravadas dessa conversação irão desaparecer sem deixar rasto.

Considerando que isto é uma operação frequente (receber fotos via Messages, gravá-las, e depois apagar a conversa), este bug tem um grande potencial para causar problemas aos utilizadores. Resta esperar que seja dos que serão corrigidos no iOS 15.1 que se espera para os próximos dias.


iPhone 13 Pro Max com melhor ecrã de sempre

A DisplayMate já publicou a sua análise ao ecrã utilizado no iPhone 13 Pro Max, sendo o melhor ecrã analisado até à data. Uma calibração perfeita, luminosidade máxima, constaste, reprodução de cor, suporte para HDR e Dolby Vision, baixa reflectividade, e o sistema True Tone de ajuste dinâmico da tonalidade asseguram que os utilizadores não terão razões de queixa ao olharem para o ecrã dos seus iPhone 13 Pro.

... E também não têm que se preocupar com o efeito jelly scrolling que atormenta o novo iPad mini e que a Apple diz ser normal.


Siri perde capacidades no iOS 15

O iOS 15 não traz apenas coisas novas. Vários utilizadores estão a descobrir que a Siri ficou bem menos funcional nas últimas actualizações do iOS, deixando de aceitar comandos que eram bastante utilizados por pessoas com visibilidade reduzida e/ou que preferiam uma utilização mais "mãos-livres". Embora há um par de actualizações atrás a Siri fosse capaz de responder a coisas como "Quem me telefonou", "Diz-me o histórico de chamadas", ou "Enviar um email"; neste momento tudo isso deixou de ser possível.

Na verdade estes comandos não desapareceram com a chegada do iOS 15, tendo deixado de funcionar já na actualização do iOS 14.8 que tinha chegado poucos dias antes do iOS 15. Resta agora esperar que a Apple elucide os seus clientes quanto ao motivo pelo qual isto foi removido, se estará relacionado com alguma falha de segurança, e se será algo que poderá ser reposto em breve.


Pagamento de transportes com iPhone e VISA deixa roubar dinheiro

Investigadores de segurança alertaram para a possibilidade de fraude no sistema de pagamento Express Transit que permite pagar bilhetes encostando um iPhone a um terminal, sem necessidade de qualquer tipo de autenticação ou validação, quando associado a um cartão VISA. Adulterando as comunicações RF, os investigadores conseguiram fazer com que o encostar do iPhone a um terminal modificado retirasse 1000 libras à conta da vítima.

A VISA desvaloriza o caso dizendo que este tipo de ataque seria impraticável no mundo real, e que mesmo que fosse efectuado, os clientes estariam protegidos pelo seguro anti-fraude da rede. Por seu lado, os investigadores dizem que este risco é bem real, e que o valor monetário se torna num forte incentivo para que surjam atacantes interessados em tirar partido dele - especialmente no caso de iPhones roubados, já que o pagamento pode ser feito sem necessidade de qualquer código PIN ou validação Face ID.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As origens dos CTT remontam a 6 de Novembro de 1520, ano em que o Rei D. Manuel I criou o primeiro serviço de correio público de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)