2021/09/17

Notícias do dia

Sir Clive Sinclair, inventor do ZX Spectrum morre aos 81 anos; Apple Watch 7 vem com teclado copiado que Apple removeu da App Store; Shelly lança botões de parede; ecrãs OLED de 14" da Samsung caminho de mais portáteis; e Tesla mostra vantagens do seu vidro acústico.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um transmissor BT - FM para o carro.

WeChat forçado a permitir links para plataformas concorrentes

Vindo do país com a maior firewall e censura a nível mundial, não deixa de ser caricato que algumas das medidas que tem imposto aos gigantes tecnológicos sejam positivas. No caso do WeChat da Tencent, passou agora a permitir links para serviços concorrentes como o Taobao (loja online da Alibaba) ou o Douyin da ByteDance (o TikTok na versão para a China), e que até ao momento eram bloqueados no serviço.

Permite, mas "sob protesto", já que por agora esses links apenas poderão ser enviados nas mensagens entre utilizadores e não nas mensagens para grupos. Ainda assim, é uma medida que nos relembra o quanto os serviços se foram fechado sobre si próprios, tentando eliminar ao máximo a possibilidade dos utilizadores saltarem para fora do seu pequeno universo.


Unicode 14.0 chega com dezenas de novos emoji

O Unicode Consortium já revelou a lista de emojis do novo Unicode 14.0, que chega com 37 novos emojis e mais dezenas variações. Entre eles temos coisas como um smiley a derreter-se, um smiley a tapar a boca, mãos a fazer o símbolo de coração, símbolo de bateria com pouca carga, um bola espelhada, um troll, homens grávidos, e muito mais.

Quanto às variações, podemos agora seleccionar diferentes tons de pele para cada mão no emoji das mãos a cumprimentarem-se. E todos eles deverão chegar aos smartphones nos próximos meses, por intermédio das actualizações de sistema.


Leitura de pressão sanguínea nos smartwatches ainda deixa a desejar

Os smartwatches têm acumulado capacidades acrescidas, e ultimamente alguns começaram a fazer leitura da pressão sanguínea. O problema é que, ao contrário do que acontece com os sensores de frequência cardíaca, as medições da pressão sanguínea estão longe de serem fiáveis.

O tradicional sistema de usar uma banda insuflável ainda é o método mais eficaz e, uma vez que não é simples ter isso num smartwatch (embora existam alguns que usam braceletes insufláveis), o método alternativo de inferir a pressão usando o sensor óptico ainda tem algumas falhas. Ou melhor, esse método é eficaz a detectar se a pressão sanguínea aumenta ou desce, mas sem conseguir determinar qual é a pressão - motivo pelo qual esses smartwatches aconselham a sua calibração a cada poucas semanas, usando um medidor de tensão arterial convencional.

Dito isto, é inegável o valor que os smartwatches têm, e continuarão a ter cada vez mais, em termos de recolher dados valiosos sobre a condição física dos utilizadores, potencialmente alertando para situações graves que poderiam não ser detectadas precocemente sem a sua ajuda.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros emoji surgiram no telemóvel SkyWalker DP-211SW no Japão em Novembro de 1997. Desde então esse grupo de 90 símbolos não parou de crescer e de conquistar o mundo. E sim, o emoji do "cocó" é um dos emoji originais, embora no Japão tenha um significado bem diferente daquele que tem no ocidente.

1 comentário: