2021/10/27

Notícias do dia

Notch no MacBook Pro esconde elementos do menu; Photoshop e Illustrator ganham versão web; Samsung mostra One UI 4; iPhone SE 2022 mantém LCD de 4.7" mas ganha 5G; Apple M1 Pro e Max são motivo de preocupação para Intel AMD e Nvidia; Facebook começou a dar mais valor às reacções do que os likes em 2017.

Antes de passarmos às notícias, temos o passatempo gadget da semana que te pode valer um anel de luz LED para melhorar fotos e vídeos.

Google apanhada a mentir em guerra com a Roku

A Google vai impedir que a Roku tenha acesso ao YouTube a partir de 9 de Dezembro, e a Roku contra-ataca divulgando documentos que contrariam o que a Google tinha dito acerca de nunca ter pedido tratamento preferencial.

Segundo a Roku, em 2019 a Google exigiu ter acesso especial às pesquisas feitas por utilizadores da Roku como condição para permitir a disponibilização da app YouTube e YouTube TV nos seus equipamentos; assim como prioridade para os resultados do YouTube nas pesquisas que fossem feitas. A Roku aceitou as condições, com a ressalva de que a Google não pedisse quaisquer dados adicionais no futuro - e foi essa salvaguarda que parece ter arreliado a Google, pois não concordou com essa limitação, que agora chegou ao ponto crítico de impedir o acesso da Roku ao YouTube.

Serve para relembrar que, tal como as pessoas, também as empresas têm uma face pública, em que dizem ter os melhores interesses dos utilizadores como prioridade; e a sua verdadeira face, nos bastidores, onde frequentemente acabar por fazer precisamente o oposto.


Huawei apresenta Watch Fit Mini

Em sentido contrário ao dos smartphones, onde os modelos cada vez maiores continuam a conquistar o mercado, e Huawei traz-nos um Watch Fit Mini mais pequeno que poderá ajustar-se melhor ao pulso dos utilizadores. Esta versão vem com ecrã AMOLED touch de 1.47" (368 x 194 pixeis), e pesa apenas 20 g - mantendo sensor de frequência cardíaca, SpO2, e tracking de movimentos e actividades desportivas.

Não menos interessante é que o seu diminuto peso e bateria de 180 mAh não impedem que consiga atingir uma autonomia de até 14 dias (que em circunstâncias reais deverão ficar-se pelos 10 dias). Vai ter um preço de 99 euros na Europa.


MS quer eliminar uso de água nos data centers

Um data center tradicional usa tanta água por dia como uma cidade de 40 mil pessoas, mas isso é algo que a MS espera conseguir evitar nos próximos anos. A MS anunciou uma série de medidas que visam reduzir, e eventualmente eliminar, o uso de água para arrefecimento nos data centers.

Isso passa por usar novos sistemas de arrefecimento, incluindo servidores mergulhados em líquido e em circuito fechado - e isto sem referir as experiências que têm sido feitas a nível de usar data-centers completamente submergidos no oceano. De qualquer forma, é sempre positivo ver a preocupação com a poupança de água ser levada a sério antes da questão do uso de água se tornar um ponto crítico.


As dificuldades do controlo de idade na web

"Clique aqui se tem mais de 18 anos" - é esta a forma mais comum de verificar a idade na web que, como facilmente se imagina, tem valor nulo - já que qualquer pessoa o pode fazer independentemente da idade que tiver realmente. No extremo oposto, há serviços que exigem que os utilizadores forneçam documentos oficiais, como o cartão de cidadão, o que vem acompanhado por toda uma outra série de questões de privacidade.

O que é certo é que não existe ainda qualquer consenso, nem nenhum forma 100% eficaz que agrade a todos. E assim sendo, a melhor forma será a que é menos intrusiva e menos depende do fornecimento de dados privados oficiais; já que, como tem sido demonstrado, será apenas uma questão de tempo até que esses dados se arrisquem a ser roubados por hackers e se juntem ao lote sempre crescente de dados privados à venda num qualquer fórum obscuro, para serem usados para phishing, spam, ou até roubo de identidade.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Glen A. Larson era um verdadeiro homem dos sete ofícios, sendo realizador, escritor, músico, e produtor, e responsável pela criação de algumas das mais icónicas séries televisivas das décadas de 70 e 80, incluindo: Battlestar Galactica, Buck Rogers in the 25th Century, Automan, Maniaml, The Fall Guy, Magnum P.I. e Knight Rider, entre muitas outras.

1 comentário:

  1. Ainda vamos descobrir um caso pior que o da Facebook na google. Sao so casos de abuso de posição.

    ResponderEliminar