2021/11/04

Notícias do dia

Samsung lidera na Europa mas Xiaomi aproxima-se; wallpapers dinâmicos do Android 12 crasham os jogos; volante do Model 3 aplicado no Tesla Model S Plaid; Instagram e Twitter com previews de links mútuos - terminando uma zanga de uma década; nas promoções um monitor Xiaomi 27" 2K 165Hz IPS a €257; e bots facilitam roubo de códigos 2FA.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um versátil M5StickC Plus ESP32.

Windows 11 perde funcionalidades por causa de certificado expirado

O Windows 11 ainda mal chegou ao mercado e já começa a deixar más impressões, com funcionalidades que ficaram inacessíveis por conta de um certificado expirado, explica a MS.

Coisas como a Snipping Tool, página de conta na app Settings (S mode), Touch Keyboard, Voice Typing e Emoji Panel, Getting Started e Tips, e outras coisas, deixaram de funcionar por conta de um certificado expirado. O problema só se fez sentir a partir de 1 de Novembro, e voltará seguramente a abalar a confiança de muitos utilizadores no Windows enquanto sistema operativo. Não há nada pior de que ter coisas a deixar de funcionar de um dia para o outro, sem que o utilizador tenha feito nada.

Actualização: já foi corrigido.


Blue Origin sem razão na queixa contra a NASA e SpaceX

Os tribunais não concordaram com a queixa apresentada pela Blue Origin de Jeff Bezos contra a vitória da SpaceX no concurso para o desenvolvimento e produção do próximo modulo lunar. Inicialmente estava previsto que a NASA seleccionasse duas empresas para ter redundância, mas a opção única pela SpaceX deixou Jeff Bezos bastante perturbado - ao ponto de avançar com uma queixa para os tribunais, que agora puseram um ponto final no assunto.

A NASA disse que a Blue Origin tinha "atirado os preços para o tecto", propondo valores muito superiores às dos projectos concorrentes, e que por isso foi responsável pela sua própria derrota. Veremos se o assunto fica por aqui, ou se Jeff Bezos já terá a preparar novo entrave à NASA e SpaceX.




Nintendo Switch também sofre com falta de chips

A Nintendo já veio revelar que, devido à conjectura da pandemia Covid-19 e actual cenário de falta de chips, foi forçada a rever as estimativas de vendas da nova Nintendo Switch, reduzindo-as de 25.5 para 24 milhões de consolas - para as vendas até Março de 2022.

Ainda assim, a Nintendo diz que espera conseguir aumentar os lucros, e o sucesso da Switch pode fazer com que supere as vendas da igualmente bem sucedida Nintendo Wii, que na altura foi responsável por fazer levantar os rabos dos sofás (e também partir alguns televisores por conta de alguns Wiimotes que saíam disparados das mãos dos jogadores durante os jogos mais intensos). A Wii vendeu um total de 101 milhões de unidades, mas ainda temos a Game Boy com 118 milhões e a Nintendo DS que conseguiu vender 154 milhões.


Google abre pagamentos na Play Store na Coreia do Sul

Muito se fala da Apple restringir imenso o que as apps podem fazer na App Store, mas a verdade é que a Google aplica regras idênticas no que diz respeito à existência de métodos de pagamento alternativos. Uma situação que agora se altera na Coreia do Sul, por causa da lei que obriga as app stores a aceitarem serviços de pagamento alternativos que não sejam os recomendados oficialmente pelas empresas que as gerem.

Isso já fez com que a Apple aliviasse as restrições na App Store, deixando que os developers informem os utilizadores de formas de pagamento alternativos (anteriormente nem sequer lhes podiam dizer isso), e agora a Play Store da Google vai ser forçada a seguir pelo mesmo caminho. Resta saber se, como fez a Apple, também irá aplicar essa abertura ao resto dos países, ou se irá manter isto exclusivamente na Coreia do Sul - onde a isso fica obrigado pela legislação local.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A família Nintendo DS, originalmente lançada originalmente em Novembro de 2004 e que deu origem a diversas versões, foi a consola mobile mais bem sucedida da Nintendo (até à data), vendendo 154 milhões de unidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)