2022/01/07

Notícias do dia

Portal Covid19 do Ministério da Saúde está inacessível e faz levantar suspeita de novo ataque de hackers; Norton Antivirus com criptominer gera polémica; Asus prepara portátil OLED dobrável; Astro Slide recupera teclado deslizável num smartphone; Google perde ajuste de volume em grupo de colunas para a Sonos, e aposta na integração do Android com o resto do mundo.

Enquanto finalizamos o nosso mega-passatempo de Natal - e preparamos o regresso aos passatempos semanais habituais - fiquem com as notícias do dia.

Tim Cook ganhou $99M na Apple apesar de ter salário de $3M

Para os CEOs das grandes empresas nem os salários são aquilo que parecem. No caso de Tim Cook, o seu "modesto" salário de 3 milhões de dólares por ano revela-se na prática em valores 33 vezes superiores, tendo ganho quase 99 milhões de dólares em 2021.

Ao seu salário de $3M somaram-se $82.3M em acções, incentivos de $10.7M e compensações adicionais de $1.38M. E no resto da direcção temos coisas idênticas no resta da direcção, com o CFO, COO e SVP a terem compensações em proporção idêntica, de $1M de ordenado oficial para $27M de ganhos anuais efectivos.


Chrome 97 encrava no iOS

Se fazem parte do grupo de pessoas que utiliza o Chrome no iPhone e iPad será melhor adiarem a instalação da actualização do Chrome 97. São muitos os relatos de que esta versão fica "congelada" e impossível de utilizar; e com a recomendação de limpar a cache a ficar inacessível, porque tem que ser feita através da app, que está "congelada".

Uma vez que o Chrome para iOS continua a usar o motor do Safari do sistema e isto só está a acontecer após a actualização do Chrome, tudo aponta para que seja um bug criado pela própria Google. Resta esperar que seja lançada uma nova actualização em breve, ou arriscam-se a ver os utilizadores fugirem para browsers alternativos, como o Brave, ou optarem mesmo pela utilização do Safari.


Twitter quer "roubar" reacções vídeo ao YouTube


Nas plataformas de vídeo como o YouTube proliferou um sub-género de vídeos em que vemos pessoas a reagir a outros vídeos ou acontecimentos. Agora, também o Twitter quer tentar assegurar a sua quota neste sector, facilitando a criação de reacções vídeo a tweets.




Mozilla suspende donativos em criptomoedas


A Mozilla suspendeu a aceitação de donativos em criptomoedas depois de um dos seus fundadores, Jamie Zawinski - que saiu da empresa em 1999 - ter criticado de forma bastante "colorida" essa decisão, equiparando as criptomoedas a um esquema apocalíptico de que todos se deveriam envergonhar por apoiar.


Claro que do campo oposto também não faltaram reacções, com acusações de que o sistema monetário tradicional é o verdadeiro "esquema" com muitas provas dadas ao longo das décadas, muitas vezes com esquemas das próprias instituições financeiras que supostamente deveriam evitar esses esquemas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Apple foi fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, e inciou actividado produzindo e vendendo o computador Apple I criado Wozniak.

2 comentários:

  1. "Com acusações de que o sistema monetário tradicional é o verdadeiro 'esquema'"

    Exactamente, Carlos. Este é o motivo que levou à criação da primeira (e única que faz sentido) criptomoeda - Bitcoin.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do termo "incinerador do planeta". Uma excelente forma de comparar a "eficiência" energética das criptomoedas.

    Até existir forma de correr todo o sistema digital "financeiro" que suporta qualquer criptomoeda exclusivamente alimentado a energias 100% renováveis, as criptomoedas não passam de sorvedouros intermináveis de energia.

    ResponderEliminar