2022/03/25

Notícias do dia

UE prestes a obrigar Apple a abrir iOS a outras app stores; ONU quer alertas meteorológicos mundiais num prazo de cinco anos; Spotify vai testar pagamentos externos da Google Play Store; Nvidia NeRF transforma fotos em cenas 3D instantaneamente; e ainda um teste de velocidade dos ransomware.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker.

Galaxy S22 fora do "Performance Class" da Google

A Google revelou que smartphones integram o grupo "Performance Class" de modelos que disponibilizam o melhor desempenho numa utilização do Android - e o destaque vai para a ausência do Galaxy S22 da Samsung.

O Performance Class refere-se a modelos com mais de 6 GB de RAM, com câmara de 12 MP ou superior com capacidade para vídeo 4K, que consigam inicializar codecs vídeo em menos de 50 ms (mesmo sob utilização intensiva), e outros factores. No lote de modelos capazes de cumprir estas condições a Google destaca:
  • OnePlus 10 Pro
  • OPPO Find X3 Pro
  • realme GT 2 Pro
  • Vivo X60 Pro+ e X70 Pro+
  • Xiaomi Mi 12 e Mi 12 Pro
  • Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro
E claro, faz-se notar a ausência do Galaxy S22, o que não deixará de ser estranho tendo em conta a relação próxima entre ambas, e a cooperação no Wear OS. Talvez seja uma indirecta a que talvez esteja na altura da Samsung interferir tanto com o desempenho do Android?


Marcações via Google Calendar para mais contas

A Google está a expandir o sistema de marcações via Google Calendar. Inicialmente lançado poara os profissionais liberais, para facilitar o agendamento de consultas, sessões e outras actividades, de forma praticamente automática, o sistema vai agora ser expandido a praticamente todas as demais contas Google.

Além dos utilizadores Workspace Individual, estas marcações via Google Calendar passam a estar disponíveis para as contas: Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Fundamentals, Education Standard, Education Plus, Teaching and Learning, e Nonprofits. Mais valia simplesmente disponibilizarem "para todos", e ficava o assunto arrumado.


Spotify prepara novo Car Mode para o automóvel

Meses após ter retirado o seu "Car View" e chateado os utilizadores ao não dar qualquer alternativa, o Spotify revela finalmente que está a trabalhar num novo Car Mode melhorado.

Este novo modo está de facto melhorado, deixando de se focar no aspecto "media player" e mantendo o acesso às funcionalidade habituais do Spotify, mas com interface simplificado e dando mais destaque às opções de controlo por voz. A opção ainda está a ser testada, mas já vai aparecendo a alguns utilizadores assim que utilizam o Spotify com o smartphone emparelhado com o Bluetooth de um automóvel.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Nvidia foi fundada em 1993 com apenas 40 mil dólares de capital social. Só em 1998 ganharia mais visbilidade com o lançamento da Riva TNT, e em 1999 lançando a primeira GeForce 256 - dando origem a um nome que ainda hoje se mantém.

1 comentário: