2022/04/20

Notícias do dia

Netflix prepara modalidades com publicidade; iPhone 14 poderá adoptar câmara frontal com auto-foco; Brave escapa às páginas AMP da Google; Home Assistant salva utilizadores Insteon abandonados; e apps spam na App Store com popups inamovíveis nos Macs.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

Amazon sem impostos na Europa - e com crédito de mil milhões de euros

Relembrando a inutilidade de anunciar aumentos de impostos sobre os lucros das empresas, eis que a Amazon Europa, apesar de ter aumentado a facturação de 43.8 para 51.3 mil milhões de euros em 2021, não pagou um único euro de impostos de rendimentos porque anunciou um prejuízo de 1.16 mil milhões de euros. Um valor que ainda por cima lhe dá direito a receber um crédito de mil milhões de euros para impostos futuros.

Quase que valia a pena aplicar uma "contabilidade simplificada" a estes gigantes hiper-complexos e especializados em engenharia financeira, aplicando imposto sobre a facturação e não sobre os supostos "lucros" declarados - que nestas empresas pode ser transformado em prejuízo com uma simples operação de subtracção.


Netflix estima 100 milhões de pessoas a usarem passwords partilhadas

A Netflix está a entrar em modo de emergência, tendo perdido clientes pela primeira vez e estando a contemplar mensalidades mais baratas com apresentação de publicidade. Mas, não será apenas isso em que a empresa se irá focar.

A empresa estima haverem cerca de 100 milhões de pessoas que estão a ver Netflix sem pagar, partilhando passwords, dos quais 30 milhões estarão nos EUA e Canadá. Números substanciais que seguramente irão fazer com que a empresa endureça o combate contra esta prática, algo que já começou a fazer nalguns países, cobrando pela partilha de passwords.

Enquanto a empresa foi somando clientes, era algo que podia ir "ignorando", mas agora que chegou ao ponto em que começou a perder clientes, será garantido que a sua tolerância irá passar a "tolerância zero" bastante rapidamente.


Venda de smartphones caiu 11%

O início de 2022 não está a ser bom para os fabricantes de smartphones, com uma queda de 11% no primeiro trimestre face ao ano anterior.

A Samsung continua a liderar, tendo aumentado a sua quota de mercado de 22% para 24%, seguida pela Apple que também passou de 15% para 18%. Já a Xiaomi, Oppo e Vivo tiveram evolução negativa, passando de 14% para 13%, 11% para 10%, e 10% para 8% respectivamente.


Nearby Share para equipamentos próprios

A Google prepara-se para tornar o Nearby Share do Android mais funcional para transferir coisas entre equipamentos do mesmo utilizador.

Normalmente, a utilização do Nearby Share implica que o destinatário aceite a recepção do conteúdo partilhado, mas em breve, os utilizadores poderão partilhar coisas entre os seus próprios dispositivos sem necessidade dessa confirmação. Assim, poderão enviar coisas de um smartphone para um tablet, ou um Chromebook, sem necessidade de confirmações adicionais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora actualmente seja indissociável das guitarras eléctricas, a Fender começou por se dedicar à reparação de rádios e fonógrafos quando foi fundada em 1938. A Telecaster só começaria a ser produzida em 1950, e a Stratocaster em 1954.

2 comentários:

  1. Porra, a noticia da Amazon até me deixou...
    Um gajo que ganha migalhas, é espremido até ao tutano em impostos, estes gajos que ganham milhares de milhões, ainda recebem "ajudas"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A escola de capitalismo dos americanos não é novidade. Novidade é os capitalistas tuguinhas andarem tão atrasadinhos em relação aos galifões americanos.

      Pouco a pouco, hão de comer tudo (e não deixar nada)...

      Olha esta, por exemplo:
      https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/estado-pagou-450-mil-euros-a-sonae-para-apoio-ao-salario-minimo-e-ceo-foi-aumentada-este-ano-em-400-mil-euros

      Eliminar