2022/04/21

Notícias do dia

Android perde apps de gravação de chamadas em Maio; Amazon lança "buy with Prime" para outras lojas; iPhone full-screen pode chegar em 2024; Flickr proíbe contas gratuitas com conteúdos restritos; e Microsoft Defender marca actualizações do Chrome como "suspeitas".

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Groove Force Mini.

UE insiste no USB-C e carregamento wireless standard

A UE continua a lutar pela definição da ficha USB-C como standard para todos os dispositivos portáteis, para acabar com a proliferação de cabos e carregadores. Uma situação que, hoje em dia, maioritariamente afectaria a Apple - que mantém a sua ficha proprietária Lightning nos iPhones (mas sem grandes desculpas para isso, já que nos iPad Pro já transitou para USB-C).

Continuaria a haver excepção para dispositivos mais pequenos, como smartwatches e smart bracelets; mas curiosamente também é referida a utilização de um sistema de carregamento wireless standard, o que poderia ajudar a evitar situações como a do Apple Watch, que usa um sistema diferente do sistema wireless Qi utilizado nos iPhones e na maioria dos smartphones com carregamento wireless.


Elon Musk e a liberdade de expressão só para alguns

Com Elon Musk a querer comprar o Twitter e justificando-o como sendo necessário para garantir a liberdade de expressão na plataforma, chegam também as críticas de que Elon Musk tem repetidamente silenciado as vozes críticas que surgem contra si ou as suas empresas.

São vários os casos de funcionários que são silenciados depois de se queixarem das condições de trabalho, ou daqueles que ousam focar-se nas promessas continuamente falhadas (como o prometido modo de condução autónoma, prometido há mais de meia década, ainda sem data para chegar), ou que demonstrem falhas nos seus sistemas. Por outro lado, chamar pedófilo a um mergulhador que assistia no caso da turma encurralada na gruta na Tailândia, isso já parece enquadrar-se no que Musk acha que se pode dizer com "liberdade" (e impunidade).


Apple expande aviso de nudez no iMessage

A Apple está a expandir o polémico sistema de detecção de nudez no iMessage a mais países, fazendo-o chegar ao Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

As fotos com nudez serão "desfocadas", mas a Apple abstém-se de fazer notificações automáticas para os pais, como previa fazer inicialmente. Em vez disso dá aos utilizadores a opção de poderem alertar os pais ou outra pessoa da sua confiança se assim entenderem. A Apple assegura que todo o processamento é feito apenas nos iPhones e que não tem acesso às imagens nem aos seus resultados.


Netflix com nova secção de categorias

Nada como perder clientes para fazer mexer uma empresa. Depois do duplo like a Netflix lança uma nova secção de categorias personalizadas para os utilizadores do serviço nas Smart TVs. Além de incluir as categorias dos conteúdos mais vistos por cada utilizador, também incluirá secções temáticas de acordo com eventos como dias especiais ou épocas do ano.

Sendo a descoberta de conteúdos um dos problemas na Netflix - já que é fácil dar com aquilo que a empresa promove na página principal, mas frequentemente se passa "ao lado" de outros lançamentos - todas as alterações feitas a nível de facilitar o que por lá se ver, serão bem vindas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Fundada em 1925, a Bang & Olufsen passou por muitos momentos complicados nas décadas iniciais, e acabaria por produzir máquinas de barbear eléctricas até 1955. Só a partir dessa data começaria a expandir-se para os rádios e televisores, e começando a apostar na sua identidade visual com a entrada do designer Ib Fabiansen em 1957.

1 comentário:

  1. Elon Musk, um narcisista idiota que se tornou bilionário à custa de vigarices e golpadas aplicadas aos outros.

    ResponderEliminar