2022/04/08

Notícias do dia

Elon Musk promete Cybertruck, Roadster e Semi em 2023; bicicletas eléctricas Fiido X podem partir-se ao meio; WhatsApp esconde vídeos e imagens da galeria do smartphone; SpaceX leva turistas espaciais até à ISS; e Google vai esconder apps antigas na Play Store.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Algospeak contorna censura na web

Para fazer face à censura de palavras nas plataformas online, está a proliferar o "algospeak", a utilização de palavras alternativas que escapam aos filtros de detecção do TikTok, YouTube, Instagram e Twitch.

Não se admirem por ver referências a "unalive" em vez de "dead","SA" para "sexual assault", ou até "spicy eggplant" como sinónimo de "vibrador". Mas, não será algo desconhecido dos portugueses, que viveram durante décadas em regime de censura, e que também tiveram os seus mestres de contorno à censura, em livros, músicas, e filmes.


China domina jogos mais lucrativos

Para país que controla duramente os jogos, incluindo o horário em que podem ser jogados e com limite de horas semanais para os mais novos, a China está muito bem posicionada no que diz respeito aos lucros. Os três jogos mobile mais lucrativos chegam de estúdios chineses.

Os jogos Honour of Kings, PUBG Mobile e Genshin Impact são os três jogos que mais dinheiro têm feito na App Store e Play Store, com valores de $735M, $643M e $551M respectivamente - isto, referente apenas ao primeiro trimestre do ano; o que significa que todos eles superarão quase certamente facturações de 2 e 3 mil milhões de dólares no final do ano. E pensar que, há alguns anos atrás, os jogos mobile eram vistos como os "parentes pobres" da indústria dos videojogos!


China vai investigar algoritmos das plataformas online

A China quer investigar os algoritmos responsáveis pela apresentação dos conteúdos em plataformas como as da Tencent e ByteDance, para verificar se não existem situações abusivas.

Estes algoritmos são o "ingrediente secreto" de muitas destas plataformas, como o TikTok, e responsáveis por manter os utilizadores agarrados aos seus smartphones durante o máximo de tempo possível. E, como o Facebook já demonstrou no passado, podem também ser manipulados para influenciar os utilizadores, tendo sido feito experiências que deixavam os utilizadores mais "tristes" ou mais "alegres" em resultado do tipo de conteúdos que lhes era apresentado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Prolog é uma linguagem de computação criada em França em 1972 por Alain Colmerauer, e foi inicialmente concebida para lidar com a tarefa de interpretar linguagem natural de modo a ser percebida pelos computadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)