2022/05/24

Notícias do dia

Google Street View celebra 15 anos com viagens no tempo e nova câmara compacta e modular; tarifário Lyca Nacional M dá 15 GB por €10; Asus anuncia monitor ROG Swift de 500 Hz; Instagram renova visual e inova nos tipos de letra; e hackers usam contas pré-registadas para enganar vítimas.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns earphones BT Black Shark.

Windows 11 prepara restauro de apps para novo PC

A Microsoft está finalmente a preparar uma funcionalidade para facilitar a vida aos utilizadores que trocam de PC. Inspirado nos sistemas mobile, onde os utilizadores podem facilmente repor as apps e configurações do seu smartphone antigo, também no Windows 11 os utilizadores poderão reinstalar automaticamente as apps que tinham instaladas num computador anterior.

Claro que isto se limita às apps que forem instaladas via Microsoft Store (o que ainda não é tão frequente como a MS desejaria); mas a MS também está a trabalhar em mudar isso, tendo aberto as submissões de apps win32 a todos os developers - dispensando a lista de espera que estava a impôr, e que fazia com que grande número de apps não estivessem lá mesmo que os seus developers estivessem dispostos a isso.


MS apela aos developers com Dev Box na cloud

Depois do Windows 365 na cloud, a MS começa a expandir a sua utilização a outro sector bastante importante, os developers.

As Microsoft Dev Box são sistemas pré-configurados de máquinas virtuais na cloud, para desenvolvimento de software de todo o tipo: apps desktop, apps mobile, IoT, jogos. E que não só podem ser usadas para criar software para Windows como também para Linux, tirando partido do is Windows Subsystem for Linux. Um dos atractivos é esta solução permitir que cada projecto fique com a sua VM associada, permitindo regressar ao projecto sempre que necessário, sem ter que lidar com alterações que entretanto foram feitas para outros projectos.


Chrome com resultados Google Lens na mesma página

Depois de ter forçado os utilizadores a utilizarem a pesquisa de imagens via Google Lens removendo a pesquisa tradicional do Chrome, a Google tenta tornar a opção mais apelativa com apresentação de resultados de forma menos intrusiva.

Até agora, a pesquisa de imagens via Google Lens atirava o utilizador para outra tab do browser, mas a Google está a começar a apresentar esses resultados numa coluna lateral na própria página, facilitando o processo de pesquisa e comparação das mesmas - e tirando partido do formato alargado dos nossos monitores, que muitas vezes desperdiçam esse espaço horizonta. Ainda assim, agradecia que a Google nos desse a opção para fazer a pesquisa de imagem sem ser via Google Lens, sem necessidade de recorrer a extensões externas para isso.


Windows 11 vai permitir widgets de terceiros

Além dos seus próprios widgets, a MS diz que é sua intenção abrir a criação de widgets para Windows 11 a todos os developers, para que possam aumentar a gama de possibilidades das suas apps windows e também web apps.

Actualmente, os utilizadores Windows 11 estão limitados a uma selecção de widgets criados pela Microsoft, apresentando coisas como o estado do tempo e notícias. A abertura a mais developers poderá expandir significativamente o interesse dos widgets, especialmente os que disponibilizarem o acesso a informação ou funções que são utilizados frequentemente pelos utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros computadores comercializados com formato tablet foram os Z88 da Cambridge Research e o Write-Top da Linus Technologies, ambos lançados em 1987. Este último pesava 4 kg, o que serve como exemplo perfeito para a evolução que se teve desde então.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)