2022/06/03

Notícias do dia

Ring aumenta mensalidade e afasta clientes; Android Auto nos smartphones chega ao fim; iPadOS 16 aproxima iPad do macOS com janelas redimensionáveis; Gboard expande text stickers a todos; e hackers roubam contas WhatsApp usando o reencaminhamento de chamadas.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

Quantos downloads são precisos para chegar ao topo da App Store

Um estudo da Sensor Tower revela quantos downloads uma app precisa ter para chegar à desejada primeira posição da tabela de apps da App Store e Play Store.

No iOS, uma app precisará ter pelo menos 156 mil downloads por dia (fora outros factores, como número de utilizadores e tempo de utilização da app), o que representa um aumento face aos 114 mil downloads que eram necessários em 2019, mas menos que os 185 mil que eram necessários em 2020. Nos jogos, a situação tem sido de queda permanente, talvez para fomentar maior dinamismo na tabela, bastando agora 93 mil downloads por dia, face aos 171 mil que eram necessários em 2019.
Nas apps Android e na Gopoge Play Store a tendência tem sido de queda tanto nos jogos como nas apps genéricas, e com números mais reduzidos. Bastam 56 mil downloads por dia para colocar a app na primeira posição, face aos 83 mil de 2019; enquanto nos jogos bastam 37 mil, versus 114 mil downloads diários em 2019.


Qualcomm quer criar consórcio para comprar ARM

Depois da Nvidia ter visto chumbada a sua tentativa de compra da ARM, a Qualcomm avança com aquilo que poderá ser a solução ideal / possível, criando um consórcio de várias empresas para ficarem com a ARM.

Nesta altura, a compra da ARM por uma única empresa torna-se num enorme risco que ninguém quer, e que também se arrisca a ser bloqueada pelos reguladores, como aconteceu com a Nvidia. Assim, a Qualcomm propõe que a ARM passe a pertencer a um consórcio de empresas como a Qualcomm, Intel, Samsung, e potencialmente outras como a Apple, Google, etc. - o que garantiria que não ficaria sob o domínio de uma só empresa.


iPhone 14 com chip A15 do ano passado

Surgem mais relatos a dar credibilidade aos rumores que indicavam que a Apple vai usar chips do ano passado nos iPhones 14 deste ano.

Para os iPhone 14, parece ser cada vez mais provável uma opção inédita da Apple, de reservar os novos chips A16 apenas para os iPhone 14 Pro, deixando os iPhone 14 normais com os mesmo chips A15 que é usado nos iPhone 13. A Apple já fez coisas idênticas nos iPads, recorrendo a chips de gerações anteriores, mas nunca o tinha feito nos iPhones, com todos os novos modelos anuais a darem uso à última geração do seu chip. A opção torna-se ainda mais estranha de explicar, considerando que o A16 deverá ser feito no mesmo processo de 5 nm já usado nas duas gerações anteriores, já que a TSMC parece ainda não estar pronta para a produção em volume no novo processo de 3 nm e 4 nm.


Google lança novo certificado profissional

A Google vai disponibilizar três mil novos certificados este ano para realizar os cursos de formação online, em parceria com a APDC - Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações e com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Esta iniciativa de formação conta também com o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e é uma expansão das três mil bolsas iniciais anunciadas pela Google no ano passado.

As formações integram-se na iniciativa dos Certificados Profissionais da Google, um compromisso da Google dirigido a pessoas desempregadas e que visa reforçar a empregabilidade dos portugueses e o desenvolvimento de competências digitais. A parceria com a APDC e o IEFP iniciou-se no ano passado, com três mil bolsas de formação para a realização de um dos cursos que fazem parte dos Certificados Profissionais da Google. Face à forte procura, a Google aumentou o número de certificações para seis mil. O curso é dividido por módulos e, em 2021, cerca de 5 mil portugueses concluíram pelo menos um dos módulos.

Os Certificados Profissionais da Google fazem parte dos programas do Grow with Google, que tem vindo a desenvolver programas para promover as competências digitais essenciais para a economia digital, e que são necessárias a qualquer profissional ou empresa, seja ela PME ou grande empresa. O Atelier Digital, também um programa Grow with Google, já formou mais de 150 mil portugueses em competências digitais. Durante o primeiro confinamento, o número de pessoas formadas online só pelo Atelier Digital triplicou em Portugal.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A sonda soviética Venera 7 chegou a Vénus em 1970 e, embora se pensasse que tivesse ficado destruída na aterragem, uma análise às gravações de dados, revelou que estava a funcionar e enviar dados, mas com sinal bastante fraco - suspeitando-se que a antena tivesse ficado mal apontada. Enviou dados do solo durante cerca de 20 minutos e tornou-se na primeira sonda a enviar dados do solo de outro planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)