2022/07/29

YouTube facilita conversão de vídeos em "Shorts"

Para acelerar ainda mais a produção de Shorts, o YouTube lança uma ferramenta que permite converter vídeos normais em vídeos de curta-duração.

Todas as medidas são válidas para tentar impedir que o TikTok roube mais audiência ao YouTube. Depois de anunciar que o formato Shorts, de vídeos de curta-duração, estava a ser um sucesso - mas sem revelar dados concretos sobre isso, face aos demais dados que indicam que o TikTok se vai distanciando, especialmente nos segmentos mais jovens - apresenta agora uma nova ferramenta para facilitar a produção destes vídeos.

Em vez de esperar que os YouTubers adiram e criem conteúdos especificamente concebidos para este formato de curta duração, o YouTube tenta acelerar o processo com uma ferramenta que permite seleccionar secções de até 60 segundos de vídeos já existentes, para obterem um "Short" instantâneo. E, no caso de seleccionarem uma secção mais curta, poderão adicionar secções extra ou gravar o resto do vídeo como complemento.

Nem todos os YouTuber estão a apreciar a pressão para que adiram a este novo formato (da mesma forma que nem todos os Instagramers apreciam a sua transformação num TikTok), mas é a maneira que o YouTube acha necessária para tentar dar resposta ao TikTok. Com sorte, o formato poderá tornar mais evidente o ponto ridículo de no YouTube todos os vídeos terem (desnecessariamente) mais de 10 minutos, só para que possam apresentar dois blocos publicitários, mesmo que o conteúdo em si fosse algo que só merecesse demorar 5 minutos.

1 comentário:

  1. Como utilizador habitual do YouTube, tenho a dizer que detesto o modo "shorts".

    ResponderEliminar