2022/12/13

Notícias do dia

Tesla obrigada a fazer upgrade gratuito de computador FSD; Twitter vai aumentar limite para 4000 caracteres; investigadores criam vidro à prova de embaciamento; parque solar plano promete maior eficiência por área ocupada; e Chrome 108 já suporta Passkeys, que marcam o fim das passwords.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

DoNotPay usa bot ChatGPT para renegociar contratos

Demonstrando que as incríveis capacidades do ChatGPT vão para além das curiosidades e brincadeiras, o serviço DoNotPay já o está a usar para a renegociação de contratos, tendo conseguido poupar $120 por ano num contrato de internet.
É fácil antever que seja uma questão de tempo até que estes serviços comecem a implementar tácticas anti-ChatGPT, que tentem detectar e baralhar estes bots AI.


Echo Show pára temporizadores com gesto

A Amazon adicionou uma prática funcionalidade ao Echo Show 8 e Echo Show 10, permitindo utilizar gestos feitos com a mão para interagir com eles sem necessidade de tocar no ecrã. Por agora a acção limita-se a parar os temporizadores quando se coloca a mão à frente do aparelho, mas tendo em conta que estes dispositivos são muitas vezes usados nas cozinhas, onde potencialmente os utilizadores têm as mãos sujas enquanto cozinham, é algo que se torna bastante útil.

Além disto, os Echo Show passam também a contar com novas opções de acessibilidade: Text to Speech, que permite escrever uma mensagem usando o touchscreen e fazer com que a Alexa a leia; Closed Captioning, que mostra legendas para o que for dito em qualquer vídeo apresentado nos ecrãs; e Alexa Captioning, que apresenta legendas do que for dito pela Alexa.


SOS via satélite do iPhone 14 chega à Europa

Tal como tinha prometido, a Apple fez chegar o serviço de SOS via satélite, estreado nos iPhone 14, a alguns países europeus. Por agora o serviço fica disponível para os utilizadores no Reino Unido, Irlanda, França, e Alemanha, permitindo o envio de mensagens de emergência e a localização mesmo quando se está em local sem rede terrestre.

A Apple disponibiliza uma demonstração do processo (Settings > Emergency SOS > Emergency SOS via satellite > Try Demo) para quem tiver curiosidade; e promete a expansão do serviço a mais países ao longo de 2023. Os iPhones 14 vêm com dois anos de serviço satélite incluído, mas a Apple ainda não disse quanto é que o serviço irá custar depois disso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora tenha sido renhido, a AMD foi a primeira a lançar um CPU para computadores a trabalhar a 1GHz, com um dos seus CPUs Athlon lançado no ano 2000, com a Intel a seguir-se com o seu Pentium III passado alguns dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)