2023/01/16

Notícias do dia

Twitter cortou deliberadamente acesso a apps não oficiais; Samsung livra Galaxy Z Fold 5 do vinco no ecrã com novo mecanismo de dobragem; Apple troca iTunes para Windows por apps separadas; Rede Mobi.E supera os 250 mil carregamentos mensais; TV Box Android da Amazon com malware pré-instalado; e criador do Twitterrific não poupa Elon Musk no fecho do Twitter às apps externas sem qualquer pré-aviso.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Apple prepara MacBooks com touchscreen

A Apple prepara-se para misturar um pouco os seus produtos, preparando-se para lançar o primeiro MacBook com touchscreen.

É um pouco curioso que, tanto tendo contribuído para a geração "touch" com os iPhones e iPads, a Apple seja dos poucos fabricantes que ainda não oferece um portátil com touchscreen. A ideia de manter uma distinção clara entre Macs e iPads é algo que não justifica essa opção (ainda menos quando se considera que a Apple tem promovido os iPads como alternativa aos Macs) e a Apple parece finalmente reconhece-lo. Servirá também para evitar os embaraçosos enganos de quem mistura a utilização de tablets e portáteis ao longo do dia, e por vezes dá consigo a fazer gestou touch no ecrã de um portátil... sem touchscreen.


Streaming da Netflix faz 15 anos

Hoje em dia a Netflix é sinónimo de streaming, numa fórmula de sucesso que muitos outros se apressaram a replicar. Mas, é interessante relembrar que a empresa começou por combater as empresas de videoclubes, como a Blockbuster, oferecendo a conveniência de enviar DVDs para os clientes através do correio, pagando-se apenas uma subscrição em vez de pagar por cada filme alugado. Só há 15 anos atrás, numa altura em que poucos acreditavam na possibilidade de sucesso dos serviços de streaming de filmes através da Internet, é que a Netflix deu esse passo.

O resto, como se costuma dizer, é história.


YouTube testa canais TV gratuitos

Com outros serviços de streaming a tentarem açambarcar a maior quantidade possível de conteúdos dos canais de TV tradicionais, também o YouTube prepara idêntica aproximação.

O YouTube está a testar parcerias com canais de TV, para que sejam exibidos gratuitamente na sua plataforma em troca de uma comissão de 45% sobre a publicidade apresentada. À medida que outros serviços de streaming vão aumentando (regularmente) os preços, e perante a iminente ofensiva da Netflix contra a partilha de contas, veremos se é algo que chegua no momento certo para cativar os utilizadores que procuram uma redução de custos nos serviços de "TV".


Apple confirma "linhas" no ecrã do iPhone 14 Pro

O estranho problema que tem afectado alguns iPhones 14 Pro, em que surgem linhas amareladas e esverdeadas no ecrã durante o processo de arranque do iPhone ou de desbloqueio do ecrã, já foi reconhecido pela Apple - embora ainda não de forma oficial.

A boa notícia é que se trata de algo que poderá ser corrigido através de uma actualização, sendo agora uma questão de tempo até que a mesma seja disponibilizada aos utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro modem comercial foi o Bell 103, lançado pela AT&T em 1962, e que permitia aos computadores comunicarem através de uma linha telefónica à estonteante velocidade de 300 bits por segundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)