2023/02/07

Notícias do dia

Galaxy S23 vem com Android a ocupar 60 GB; Google prepara Chrome a sério para iOS; hélices toroidais prometem drones mais silenciosos; Google apresenta Bard para enfrentar ChatGPT; e Dashlane disponibiliza apps Android e iOS como open-source.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

OnePlus 11 sem carregamento wireless

Mais um smartphone da OnePlus, mais um smartphone que não permite carregamento wireless. A desculpa da marca para o OnePlus 11 continua a ser a mesma de sempre, dizendo que o seu sistema de carregamento rápido SUPERVOOC de 100W permite recarregar o smartphone completamente em 25 minutos, e que por isso não é necessário o carregamento wireless - como se uma coisa tivesse qualquer relação com a outra.

O carregamento wireless é um factor de conveniência, que possibilita que um smartphone seja carregado simplesmente ao ser pousado num suporte em cima da secretária, ou no suporte no automóvel, sem que se tenha que andar com a preocupação de acertar com um cabo na ficha correcta (mesmo tendo em conta que o USB-C veio acabar com a maldição de acertar com a orientação correcta da ficha USB).

Com carregamento wireless inverso temos também a possibilidade de usar o smartphone para recarregar os earphones Bluetooth, assumindo que também suportam carregamento wireless, dispensando a preocupação adicional de andar com cabos atrás para precaver contra ficar sem bateria neles no pior momento possível.


WhatsApp oficializa novos Status dos utilizadores

O WhatsApp quer dar mais visibilidade aos novos estados dos utilizadores, que passam a oferecer:
  • Possibilidade de seleccionar quem pode ver os estados.
  • Voice Status com mensagens de voz de até 30 segundos.
  • Status Reactions: possibilidade de reagir aos estados com uma selecção de emoji.
  • Status Profile Rings for New Updates: para facilitar a indicação de alterações a estados directamente das listas de mensagens.
  • Link Previews on Status: possibilidade de ver os previews de links partilhados nos estados.


Utilizadores Mastodon caem após afluxo de saída do Twitter

Depois da vaga inicial de "refugiados" do Twitter, o Mastodon sofre agora uma queda significativa. Depois de ter atingido um pico de 2.5 milhões de utilizadores em Novembro, a plataforma social descentralizada caiu agora para os 1.4 milhões de utilizadores activos mensais. Uma queda significativa mas que continua a representar uma grande salto face aos 380 mil utilizadores mensais que tinha em Outubro.

É uma evolução que já era previsível, com muitos dos utilizadores do Twitter a terem aderido ao Mastodon apenas para "verem como é", e outros que tinham intenções de se mudar para lá a tempo inteiro a descobrirem as dificuldades de recriarem toda a sua rede de contactos que tinham no Twitter. Ainda assim, muitos ex-developers de apps do Twitter estão agora focados em tornar mais apelativa a experiência de utilização do Mastodon, e isso é algo que só começará a fazer efeito ao longo dos próximos meses.

Por outro lado, também não se pode ignorar o efeito, positivo ou negativo, das futuras acções de Elon Musk quanto à direcção a seguir pelo Twitter.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Sony foi fundada em 1946, sob o nome Tokyo Tsushin Kogyo. A empresa viria a criar o primeiro gravador de fita magnética japonês, e em 1958 mudaria de nome para Sony, derivado de "sonus", latim para som.

1 comentário:

  1. Espero que o Musk consiga manter o Twitter sem censura por muito tempo. A liberdade de expressão está a ser atacada há demasiado tempo, com formas mais ou menos subtis, e se nos distrairmos, vamos acabar por perdê-la. Seria uma pena. O modelo chinês de sistema de créditos sociais aguarda-nos impacientemente.

    ResponderEliminar