2023/03/23

Notícias do dia

Samsung "remaster" adiciona dentes a bebé e dá continuidade à polémica da lua falsa; Adobe propõe tag "Do Not Train" anti-AI para proteger criadores; BMW cria fábrica virtual no Nvidia Omniverse; Valve revela Counter-Strike 2 - um CS:GO mais moderno; e Windows 11 Snipping tool também sofre do Acropcalypse e permite recuperar partes da imagem que se pensava ter cortado.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Canal Linus Tech Tips atacado por hackers

O popular canal de YouTube Linus Tech Tips, com mais de 15 milhões de seguidores, foi apoderado por hackers que se apressaram a tirar partido da enorme audiência para exibir livestreams com esquemas relacionados com criptomoedas.

Além do canal principal, também outros canais do grupo, como o Techquickie e TechLinked, foram afectados, com os seus nomes alterados para nomes relacionados com a Tesla.


Este tipo de incidente não é novo, mas parece estar a tornar-se cada vez mais frequente. Muitas vezes, a táctica passa por convidar o YouTuber ou influencer a testar algum produto de software (ou até potencialmente de hardware) que vai infectado com malware para lhe roubar as credenciais.

A única parte "positiva" é que, no caso de canais tão populares como este, o próprio YouTube ajudará a resolver a situação rapidamente. Já no caso de canais mais pequenos, as possibilidades de recuperação rápida do canal complicam-se imensamente.

Actualização: já recuperou os canais e explicou como o ataque foi feito.


FTC quer subscrições fáceis de cancelar

Nos EUA, a FTC está a combater as empresas que empregam todo o tipo de tácticas em que facilitam a subscrição de serviços mas depois complicam imensamente o processo de cancelamento.

O objectivo visa proibir a utilização dos chamados "dark patterns" usados para baralhar os consumidores, e forçar as empresas a disponibilizar uma forma de cancelamento que seja, efectivamente um "cancelamento com um só clique", sem necessidade de obrigações adicionais.


Fabricantes de chips combatem redução de PFAS

Apesar de publicamente se apresentarem como sendo empresas amigas do ambiente, os maiores produtores de chips, incluindo empresas como a Intel e Nvidia, estão a fazer lobby para combater medidas que visam reduzir a utilização dos PFAS - e que são replicadas pelos fabricantes de chips europeus.

Os PFAS - substâncias perfluoroalquiladas - são compostos químicos sintéticos utilizados em inúmeros produtos, dos revestimentos anti-aderentes nos materiais de cozinha, aos tratamentos anti-nódoas em sofás, ao revestimento de papel e cartão para que fiquem à prova de água, e muitos outros. O seu grande problema é que são também conhecidos como compostos químicos "eternos", já que não se degradam com facilidade e podem permanecer no ambiente "para sempre" - e nesta altura, após décadas de utilização, já podem ser encontrados em praticamente todos os organismos vivos, com impacto negativo na saúde a longo prazo.


ARM quer preço dos chips relativo ao preço dos equipamentos

A ARM quer mudar o modelo de negócio e passar a cobrar uma veradeira "taxa ARM" sobre os seus chips e designs.

Em vez de cobrar pelos chips ou designs, que que o preço seja baseado no preço final de venda do produto, o que significaria que o mesmo chip iria custar muito mais no caso de ser aplicado num smartphone topo de gama, ou num automóvel, ou num electrodoméstico, do que num produto de custo mais reduzido. É uma medida que se percebe que seja perseguida pela ARM, pois permitiria aumentar drasticamente os seus lucros de forma "instantânea"; mas, sabendo-se que não há acção sem reacção, uma medida deste tipo também pode acabar por fomentar que mais empresas se apressem a considerar seriamente a transição para chips RISC-V open-source, algo que até empresas como a Intel e a Apple têm explorado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora já não seja mantido, o DSL (Damn Small Linux) era uma distro que se focava em ser o mais pequena possível, ocupando apenas 50 MB (com ambiente gráfico, browser, etc.) e podendo correr inteiramente em RAM em apenas 128 MB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)