2023/03/24

Notícias do dia

França proíbe apps recreativas nos smartphones de funcionários públicos; ChatGPT ganha acesso à internet e plugins; UE quer reparações durante 10 anos mas permitindo que fabricantes escapem facilmente; Twitter começa a remover vistos azuis pré-Musk a 1 de Abril; e hackers dizem ter dados da Ring e ameaçam publicá-los embora a empresa negue ter sido atacada.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

WhatsApp prepara mensagens de voz que só se podem ouvir uma vez

O WhatsApp prepara-se para expandir as suas mensagens temporárias também às mensagens de voz.

Tal como já se pode enviar uma mensagem de texto ou foto que só se pode ver uma vez, em breve também será possível enviar uma mensagem de voz com modo de auto-destruição, que desaparecerá assim que for ouvida. Para ser perfeita, só tinha que adicionar a icónica banda sonora dos "Missão Impossível" a tocar em background!

Como sempre, importa relembrar que isto das mensagens "temporárias" nunca dá garantias a 100%, sendo que facilmente esses conteúdos poderão estar a ser gravados por outro smartphone e permanecerem para a posteridade.


Android 13 vai evitar ecrã super-brilhante em ambientes escuros

A Google está a preparar uma correcção no Android 13 QPR2 que tentará evitar a situação de levarmos com um "flash" de luminosidade ao desbloquear o smartphone numa sala escura.

Actualmente, o sistema mantém o mesmo nível de luminosidade que tinha quando o ecrã foi bloqueado, o que é um problema no caso do utilizador o ter feito numa sala bastante iluminada e depois se deslocar para um local mais escuro. A correcção é bastante simples, limitando-se a usar o sensor de luminosidade para determinar a luminosidade adequada no momento em que vai activar novamente o ecrã - e faz-nos pensar como é que foi necessário esperar até ao Android 13 para que isto fosse corrigido.


iPhone 15 com sensor de proximidade integrado na Dynamic Island

A gama iPhone 15 vai estrear a utilização da Dynamic Island em todos os iPhones - em vez de ficar limitado aos modelos Pro como aconteceu nos iPhone 14 - e parece que a Apple vai fazer uma pequena alteração.

Os iPhones contem com um sensor de proximidade desde o modelo original, usado para coisas como desligar o ecrã quando se tem o iPhone encostado ao rosto durante um telefonema, ou quando está no bolso ou pousado de ecrã para baixo numa mesa. Nos iPhone 14 Pro, que estrearam a Dynamic Island, o sensor de proximidade fica escondido atrás do próprio ecrã; mas para os iPhone 15 a Apple deverá mudá-lo para a área da Dynamic Island, o que deverá ajudar a reduzir custos e melhorar o seu desempenho. Até ao momento não tem havido críticas ou relatos de problemas relacionados com o posicionamento do sensor atrás do ecrã, mas sem dúvida que será muito mais fácil e menos problemático deixá-lo desobstruído.


Apple TV+ perde clientes

Segundo os dados do JustWatch, o serviço de streaming da Apple está a perder clientes, com o Apple TV+ a ficar na 6ª posição, atrás do Paramount+:
  1. Netflix (23%)
  2. Amazon Prime Video (20%)
  3. Disney+ (18%)
  4. HBO Max (9%)
  5. Paramount+ (7%)
  6. Apple TV+ (5%)
  7. Others (21%)
Não será surpresa, depois da Apple ter reduzido o tempo de oferta do Apple TV+ que oferecia com a compra de produtos Apple, e que inicialmente permitiu inflacionar rapidamente o número de "clientes" da plataforma.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A porta paralela Centronics, usada para ligar impressoras antes das portas USB, foi criada em 1970. No MS-DOS era também designada por LPT1:.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)