Vendas de automóveis eléctricos continuam a aumentar; próximos CPUs da Intel podem aquecer ainda mais; Anthropic lança app Claude AI para Android; Google desactiva função "At a Glance" no Pixel Watch na Alemanha; e cuidado com a app falsa Photopea na App Store.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.
Samsung Sketch to Image facilita edição de fotos
A Samsung muito tem investido nas funcionalidades AI, e o novo Galaxy Z Fold 6 vem com uma curiosa função "Sketch to image" que permite transformar rabiscos em imagens de alta-qualidade com assistência AI.A funcionalidade não funciona apenas para se fazer um desenho de raiz, como também para editar coisas em fotos existentes, sendo possível adicionar elementos de forma surpreendentemente realista. Algo que só vem confirmar que é inevitável que este tipo de ferramentas se torne cada vez mais comum e acessível e, no processo, também contribua para educar as pessoas de que não se pode acreditar em tudo o que se vê.
TikTok não escapa ao DMA europeu
A ByteDance perdeu a primeira ronda para tentar escapar às exigências do DMA europeu. A UE considerou que o TikTok tem dimensão suficiente para ser abrangido pelo Digital Markets Act (DMA), que vem acompanhado de uma série de exigências a nível de transparências e interoperabilidade.A empresa chinesa que detém o serviço tinha contestado que o TikTok fosse abrangido pelo DMA, mas os tribunais europeus fizeram prevalecer a decisão inicial, de que a plataforma tem dimensão suficiente. A ByteDance ainda poderá apelar para o Tribunal de Justiça para tentar invalidar esta nova decisão, mas ainda não deu indicação sobre se o fará. Ainda por cima, além das regras estritamente definidas para uma plataforma ou serviço ser abrangido pelo DMA, há uma cláusula que permite que a UE aplique o DMA a serviços adicionais mesmo que não tenham a dimensão indicada, se acharem que tem peso significativo no mercado.
Apps iOS alternativas não têm direito a categorias
Além de todas as dificuldades que a Apple tem colocado às app stores alternativas, adiciona-se o facto destas apps não terem direito a ter categoria definida. Isto impede que estas apps possam ser contabilizadas no tipo de apps em coisas como os limites de tempo dos controlos parentais.
Não fosse o historial de "má-vontade" na abertura do iOS às lojas alternativas e até se poderia dizer que teria sido um mero lapso inocente. Infelizmente, já se passou há muito essa fase de presumível inocência das acções da Apple.
Apps installed from alternative marketplaces don't seem to have categories, but the same apps installed from the App Store do 😵💫 This has an impact on Screen Time and parental control. (Limits added on the category "Games" won't apply to games installed from other stores) 🎬 pic.twitter.com/Di89Os9NPE
— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) July 16, 2024
Curtas do dia
- Disney quer tornar o seu serviço de streaming mais "viciante"
- EUA querem bloquear venda de produtos de outros países à China
- Elon Musk vai mudar sede da SpaceX e X da Califórnia para o Texas
- Google diz que AI não é responsável pelo aumento das emissões nos data centers
Resumo da madrugada
- Google Notes chega ao fim
- App falsa Photopea na App Store
- Headphones Sony WH-1000XM5 a €288
- Apple adia placas RCC nos iPhone 17
- Anthropic lança Claude AI para Android
- Próximos CPUs da Intel podem aquecer ainda mais
- Fita LED Goovee T2 Ambilight com câmara dupla a €96
- Vendas de automóveis eléctricos continuam a aumentar
- SpaceX testa motores do Super Heavy para próximo voo da Starship
- Google desactiva função "At a Glance" no Pixel Watch na Alemanha
Curiosidade do dia: A primeira placa de som para PCs a ter sucesso comercial foi a AdLib PCMS (AdLib PC Music Synthesizer), lançada em 1987, e que via com um chip Yamaha YM3812 com síntese FM que era imensamente mais capaz que o pequeno e limitado buzzer que os PCs tinham na altura. A Sound Blaster 1.0, que copiou a AdLib, só viria a ser lançada em 1989.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)