2014/09/19

Notícias do Dia

Um dos primeiros iPhone 6 a chegar à mão de um cliente estreou-se com uma aparatosa queda em frente às câmaras de televisão; o MEO Music expande-se para o vídeo e ganha videoclips; a FTC quer que as compras online sejam entregues num prazo máximo de 30 dias; e os U2 trabalham com a Apple num novo formato de música digital que irá "salvar a indústria" (isto no dia em que por cá foi aprovada a polémica e completamente injusta Lei da Cópia Privada).

Seguem-se as notícias do dia, e sem esquecer de vos relembrar que temos mais uma pergunta que vos pode valer o laser verde que estamos a oferecer como gadget da semana.


Android L vai trazer encriptação activada de origem


O Android há muito que dá a possibilidade aos utilizadores de encriptarem os seus dados para maior segurança, mas com todos os casos de abusos e espionagem que têm sido descobertos, com o Android L a encriptação dos dados nos Android passará a estar activada de origem. Quer isso dizer que, sem introduzirem o vosso código/password, os mesmos não terão qualquer utilidade para quem os conseguir obter.


Adesão ao iOS8 tem sido mais lenta que a do iOS7


A adopção do iOS8 tem sido mais lenta que a do iOS7 dizem várias empresa que estão a analisar as estatísticas do no iOS da Apple. Existem várias explicações possíveis: ocupando entre 900 e 1.2 GB, a maioria das pessoas poderá ainda nem sequer ter tido tempo para fazer o download; e para além disso a instalação OTA (over the air) pede cerca de 6GB de espaço livre nos iPhones - algo que muitas vezes é difícil de conseguir nos iPhones mais "apinhados". Por outro lado, o receio dos inevitáveis bugs poderá fazer com que muitos utilizadores não tenham pressa...


Chrome OS já corre APKs Android "não oficiais"

Recentemente o Google revelou que o Chrome OS já podia correr apps Android, mas as apps que disponibilizou foram muito reduzidas. Isso não impediu de alguns utilizadores se aventurarem um pouco mais... e já terem arranjado forma de executar qualquer app Android (apk) dentro do Chrome OS.




iPhone 6 e 6 Plus já foram "dissecados" pelo iFixIt
Querem saber como são os iPhone 6 por dentro? O iFixIt já revelou tudo o que havia para revelar sobre o iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Tirando os parafusos pentalobe que obrigam a ter uma chave especial para o abrir, o novo iPhone é relativamente fácil de reparar (ecrãs, troca de bateria, etc.)

Curiosamente, a bateria revela alguns pormores curiosos... como uma crise de identidade, com referência à Apple South Asia (na Tailândia), Apple Japan, mas sendo feita em Huizhou na China. :)


Navegação do Google Maps chega a Angola e Moçambique


O Google voltou a aumentar o número de países com acesso à navegação no Google Maps, alargando-a a mais 20 países, principalmente em África e nas Caraíbas. Entre eles, destaco obviamente Angola e Moçambique, que assim poderão passa a desfrutar desta funcionalidade (embora, confesse, não faça qualquer ideia que tipo de acessos mobile - e preços - estarão ao alcance das suas populações.)



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. Diz a fonte como será a encriptação no Android L: "only somebody who enters a device's password will be able to see the pictures, videos and communications stored on those smartphones."

    Como me interesso por isto, reparei que há dias a Apple tinha dito exactamente a mesma coisa, por isso não é coincidência.

    O que é que não é coincidência? Falar-se - exclusivamente - em dados armazenados nos equipamentos. Então o que está a ser dito, caso a polícia apareça com um smatphone iOS ou Android e correspondente mandato, e diga: "Mostrem-me o que aqui está!? A resposta vai ser (pelo menos está prometido que seja assim, mas pode não vir a ser bem assim: "Vão bater a outra porta, porque não temos meios para isso".

    E se a informação estiver na "cloud"? Nada é dito.

    E quanto a comunicações como os telefones, mails e mensagens Instantâneas? Nada é dito.

    Se nada é dito é porque, nos EUA (e no resto do mundo não é diferente), as companhias telefónicas, provedores de serviços de internet e afins têm que permitir às autoridades autorizadas obter esses dados.

    Digo isto porque me parece que há uma certa euforia "Agora vamos ter privacidade face às autoridades". Não vamos ter não. Se isso é bom ou mau, depende.

    ResponderEliminar
  2. Ubuntu também já corre APKs Android "não oficiais"

    http://www.omgubuntu.co.uk/2014/09/install-android-apps-ubuntu-archon

    ResponderEliminar