2014/12/19

Notícias do Dia

Instagram limpa contas falsas e faz desaparecer milhões de seguidores nas contas das celebridades; a Microsoft deixa de ser obrigada a apresentar ecrã de selecção de browser no Windows; os falhanços da visão artificial e o quanto ainda estamos distante de fazer com que os computadores vejam como nós; e o preocupante caso de um grande fabricante chinês que instala um backdoor de origem nos seus tablet Android.

Antes de passarmos às notícias, relembro que continuam as prendas de Natal, desta vez com três livros infantis em português da ARPublisher que ganham vida recorrendo à tecnologia de realidade aumentada.


Windows App Studio ganha TouchDevelop



A Microsoft quer que a criação de apps universais se torne mais simples e acessível, e por isso adicionou o TouchDevelop ao seu Windows AppStudio. O TouchDevelop permite criar apps a partir de qualquer dispositivo, bastando literalmente dar alguns toques no ecrã, o que promove a exploração por parte de todos aqueles que se sintam atraídos pela programação mas que se sintam assustados pelos aspecto "indecifrável" do código fonte das linguagens de programação tradicionais.

A transposição de um site para uma web app capaz de correr num smartphone, tablet ou PC também fica facilitada com o Web App Template (WAT); e também há melhorias no processo de geração e compilação dos programas.


Samsung vai mesmo encerrar o ChatOn


Encerra, não encerra... mas afinal encerra mesmo. Depois dos rumores e desmentidos, a Samsung acaba por reconhecer que ninguém está a usar o seu ChatOn e vai mesmo encerrar este serviço de mensagens. Parece que os "100 milhões de utilizadores" de que a marca se gabava afinal seriam apenas que levam com a app automaticamente ao comprarem smartphones Samsung, mas que depois nunca usam a app.

O serviço encerrará a 1 de Fevereiro de 2015 excepto no EUA, onde irá encerrar numa data mais tarde a anunciar.


Flickr deixa de vender fotos dos utilizadores


Depois da polémica decisão de ter começado a vender fotos dos utilizadores ficando com a totalidade dos lucros (mesmo se "legalmente" o podiam fazer), o Flickr vem finalmente reconhecer que nem sempre o que é legal é moral, e vai deixar de vender as fotos dos utilizadores que as disponibilizavam livremente sem restrições.


Google promete dizer aos anunciantes quantos utilizadores foram às lojas físicas


O Google é conhecido pelas suas ferramentas de tracking e análise de tudo o que os utilizadores fazem online, e agora também diz ser capaz de dar o salto para o que os utilizadores fazem no mundo real. Para as lojas que fazem publicidade no Google AdWords, o Google diz que será capaz de lhes dizer quantos dos utilizadores que viram os seus anúncios depois visitam as suas lojas físicas no mundo real.

O Google diz que isto é feito de forma anónima, e "aproximada" (bastará os utilizadores estarem na proximidade das lojas em questão)... mas não deixará de nos mostrar o que é possível fazer-se com toda a imensidão de dados que são recolhidos sobre nós.



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)