2015/09/21

Notícias do Dia

A Maker Faire de Lisboa foi um sucesso; há um pequeno link que é capaz de crashar o Chromenem a App Store está livre de apps com malware, embora obrigue os atacantes a recorrer a técnicas mais criativas; a AVG vai começar a vender os dados de utilização dos seus utilizadores; o Concorde pode regressar aos céus antes do final desta década; em Londres as bicicletas ganham lasers para maior segurança; e a VW foi acusada de enganar testes de emissões com software especial nos seus automóveis.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de responder à última pergunta que te pode valer um speakerphone bluetooth para o carro.

Samsung e LG na corrida para o primeiro smartphone com ecrã dobrável




Agora que a Sony já se apoderou do título do primeiro smartphone com ecrã 4K, a Samsung e LG estão já na corrida para nos trazerem o primeiro smartphone com ecrã dobrável. Vários rumores apontam para que modelos de ambas as empresas sul-coreanas poderão ser revelados já no início de 2016 mas o mais provável é que, a acontecer, se tratem de modelos com produção bastante limitada (e com o principal objectivo a ser o de ficarem na História como tendo sido os primeiros a fazê-lo).

Seja como for, poderá ser a solução para resolver a questão de quem gosta de ter ecrãs grandes, mas ter um smartphone pequeno que possa transportar no bolso com facilidade.


Samsung também vai oferecer financiamento para compra dos seus smartphones



Uma das maiores novidades da apresentação dos iPhones 6S, foi uma modalidade de pagamento que permite a compra dos iPhones a prestações, e com opção de troca pelo novo modelo a cada ano. A ideia é interessante e a Samsung parece também já estar a trabalhar na sua própria versão do sistema.

Esta opção poderá tornar-se cada vez mais comum entre aqueles que optam por trocar sempre de smartphone a cada ano; mas será ainda mais importante nos mercados onde este tipo de programas estava tradicionalmente disponível apenas nos operadores (e quase sempre com modelos bloqueados à rede.)


Microsoft Band 2 terá design mais apelativo



A Microsoft chegou tarde ao mercado das smartbands/smarwatches com a sua MS Band, mas a mesma vinha com praticamente tudo o que se podia pedir para um dispositivo deste tipo... excepto no seu aspecto, que não agradava a todos. É algo a que a Microsoft parece ter dado destaque, com a sua MS Band 2 a optar por um design curvo (um pouco ao estilo do Gear Fit da Samsung) que a tornará visualmente mais apelativa. Deveremos ficar a conhecê-la oficialmente no próximo evento da MS agendado para 6 de Outubro, onde também deveremos ficar a conhecer os novos Lumia com Windows 10.


Omate lança TrueSmart+ melhorado



A Omate foi uma das primeiras empresas que nos trouxe um smartwatch com 3G e Android completo, e agora traz-nos uma versão melhorada e actualizada do seu "computador de pulso": o TrueSmart+.

Esta nova versão tem um ecrã com melhor resolução (320x320), novo chips com sensores sempre activos para o registo de actividade sem impacto significativo na autonomia, Android 5.1, e slot para o cartão SIM de fácil inserção sem recorrer a parafusos de tamanho reduzido. As pré-encomendas abrem a 22 de Setembro e o seu preço será de 169 dólares. As entregas estão prometidas para Novembro.


App de controlo parental na Coreia do Sul deixa crianças vulneráveis



Na Coreia do Sul, é obrigatório usar uma app de controlo parental nos smartphones, mas a app mais popular para esse efeito é um autêntico poço sem fundo de vulnerabilidades que deixa os seus utilizadores mais vulneráveis a ataques.

A app tem código antiquado e vulnerável, e envia grandes quantidades de dados que podem ser facilmente interceptados - e uma vez que está instalado em milhões de smartphones, deixa uma significativa quantidade de jovens em risco potencial.


Falha na cloud da Amazon deixa dezenas de serviços "pendurados"



Netflix, Buffer, Paper, Reddit, Medium, Viber, e muitos outros serviços ficaram com problemas este fim-de-semana devido a uma falha num componente da AWS (Amazon Web Services) que serve de base ao seu funcionamento.

É um incidente que nos relembra que, por muitas vantagens que os serviços na cloud possam ter, isso de nada serve se houver uma falha que nos impeça dos os utilizar. Um dia que o mundo acorde para uma internet sem Google nem Facebook, certamente irá voltar a fazer-nos dar valor aos tempos em que os computadores se usavam offline, e a ligação à internet era uma coisa temporária que se ia fazendo de vez em quando. :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada





1 comentário: