2013/02/25

Notícias do Dia

Este fim-de-semana já passamos por um serviço que será útil a todos os que desesperam com os atrasos nos seus voos e que facilita os pedidos de compensação monetária, e hoje já tivemos uma notícia inesperada, de que a LG comprou o WebOS à HP - podendo sinalizar um possível futuro regresso desta plataforma mobile injustiçada?

Mas agora é tempo para as notícias do dia...


Samsung confirma Galaxy S4 a 14 de Março


Depois de todos os rumores, agora é oficial: a Samsung confirmou o evento Samsung Unpacked onde iremos ficar a conhecer o próximo Galaxy S4, e que se irá realizar no próximo dia 14 de Março. E desta vez nem sequer há margens para dúvidas, com o "next Galaxy" e o "Ready 4 the Show" e dissiparem por completo qual será o ponto central deste evento.

O grande segredo é saber que trunfos a Samsung estará a preparar para este evento, já que a concorrência também tem apostado em equipamentos altamente atractivos. Há rumores que neste Galaxy S4 a Samsung acrescentou ainda mais funcionalidade e modificações ao Android, de forma a se distanciar dos Androids "de série". Restará saber quantas dessas funcionalidades extra serão coisas realmente práticas e utilizáveis no dia a dia, e quantas serão apenas para dar "show", mas que não terão impacto no momento da decisão de qual o próximo smartphone a comprar.



LG mostra Streaming Ultra HD 4K de Android para TV


Já sabemos que o futuro é "sem fios", e que é uma questão de tempo até que todo e qualquer equipamento mobile possa transmitir todo o tipo de conteúdos, ou do que está a mostrar no seu próprio ecrã, para uma qualquer TV, sem fios. A LG até já está a demonstrar que tal é possível em resoluções Ultra HD.

É que a demonstração consiste num jogo a correr em Full HD 1080p no smartphone, e que é enviado via WiFi/Miracast para a TV em resolução Ultra HD. Falta saber se será mesmo o smartphone a gerar as imagens em resolução 4K e a transmiti-las para a TV, ou se enviará simplesmente o vídeo em FullHD que depois é redimensionado na TV...

Mas, tirando aqueles pequenos pormenores de, por agora, ser até necessário reduzir o brilho no ecrã do smartphone para que não aqueça excessivamente enquanto faz o streaming, já dá para antever que tipo de coisa poderemos ter num futuro não muito distante.

(A não ser que coisas como o Glass do Google tornem tudo isto obsoleto e desnecessário... ;)


Chrome identifica Páginas que tocam Música

A equipa do Chrome está a optimizar o Chrome, e para isso quer detectar quais são as páginas que estão a usar áudio - para que quando for necessário libertar memória, não começarem pela página em que têm o spotify a dar música. Mas, essa detecção poderá vir acompanhada por um pequeno indicador no icon da página que se revelará particularmente útil para todos os que, como eu, têm sempre dezenas de tabs abertas, e onde por vezes uma das páginas pode estar a fazer "barulho" e não seja fácil dar com ela lá no meio.




Facebook Messenger com desconto na TMN

O Facebook quer chegar a todo o lado, e para que isso aconteça é necessário que os utilizadores tenham acesso ao serviço sem que se arrisquem a gastar os preciosos bytes do seu limite mensal de tráfego, ou que tenham que pagar excessivamente por isso. Para isso, o FB fez uma parceria com diversos operadores, nos quais se inclui a TMN, e que permitirá que os utilizadores utilizaem o Facebook Messenger no iOS, Facebook ou em qualquer outro telemóvel, a preços reduzidos ou até mesmo de forma gratuita.

A ideia é boa... mas confesso que não me agrada nada a perspectiva de começarmos a ter preços diferenciados de tráfego conforme a App que se utilizar. No caso do Music Box "desculpava-se" com o facto de ser um serviço próprio, e agora com o Facebook, qual será desculpa?

Começaremos a ter bits e bytes com pesos e preços diferentes?


Google já prepara Óculos Digitais 3D?


O Project Glass do Google poderá ainda nem sequer ter uma data definida para chegar ao mercado (dizem que será antes do final do ano), mas algumas patentes demonstram que o Google não se irá ficar pelo popular "monóculo" que temos visto. Ao que parece, o próximo passo consiste em desenvolver óculos que permitam realmente apresentar informações sobrepostas no campo de visão completo, e em 3D.

Mas para isso há muitos pequenos detalhes que é necessário resolver, como a necessidade de apresentar uma imagem perfeitamente "sincronizada" com o mundo real (e com os nossos olhos), independentemente de os óculos poderem estar ligeiramente desalinhados, flectidos, dobrados, etc.

Uma das últimas patentes apresentadas pelo Google mostram um sistema que é capaz de detectar e compensar todas essas "imperfeições" do mundo real, e que - quem sabe - poderemos ver em acção no Google Glass 2.

Um outro pormenor que espero que não passe esquecido ao Google, é que só tenho visto os Glass utilizados no olho direito, e eu pessoalmente preferiria que aquilo funcionasse no olho esquerdo (mas imagino que eles se lembrem desse pequeno pormenor até ao momento em que aquilo for posto à venda).


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

... e se chegaram até aqui... fica o teaser de que amanhã chega novo fundo de gadgets. :)

3 comentários:

  1. Será uma questão de tempo para que o Chrome possa correr app Android... e, inevitavelmente, os chromebooks terão mais protagonismo!

    ResponderEliminar
  2. Nos Google Glass poderás trocar de olho, já está previsto. :)

    ResponderEliminar
  3. Nos Google Glass poderás trocar de olho, já está previsto. :)

    ResponderEliminar