2014/02/12

Notícias do Dia

Os resultado do nosso inquérito sobre a utilização dos tablets; moda dos wearables chegou aos auriculares com estes Dash que até são capazes de analisar o nível de oxigénio no sangue; um anel de polegar capaz de reconhecer gestos feitos com a mão; opções inexplicáveis em design de apps que nos fazem interrogar sobre se quem as faz... as utiliza; o WTF baixa o preço das mensalidades e oferece SMS para todas as redes;

E agora as notícias do dia:

Rivais do carregamento wireless A4WP e PMA aliam-se


Os sistemas de carregamento wireless são bem práticos e sinal de um futuro que só tarda em chegar por continuarem a existir diferentes sistemas concorrentes e incompatíveis entre si. Agora, a A4WP e PMA parecem ter chegado à conclusão de que todos ficam a ganhar se houver um sistema standard, e vão entrar num acordo para que os seus sistemas "funcionem juntos". No entanto, ainda não está claro que isso signifique uma compatibilidade entre eles, apenas de que não serão "incompatíveis" caso sejam colocados lado a lado.

Para além destes, ainda temos o WPC responsável pelo sistema Qi que encontramos nos Nexus, Lumia e alguns LG... e que eventualmente também poderá entrar no mesmo tipo de acordos.

... O que é certo é que enquanto não se sentarem todos à mesma mesa e decidirem num único formato compatível, apostar em sistemas de carregamento wireless vai ser sempre uma aposta duvidosa em termos de longevidade para o futuro. (Felizmente, estão a um preço já suficientemente baixo para que isso não se torne demasiado dispendioso.)



A indústria das "chamadas perdidas" na Índia


Já sabemos que os mercados se adaptam às condições existentes, e embora por cá nos estejamos a aproximar de um ponto em que a maioria das pessoas dispõe de telemóveis com planos que permitem chamadas "ilimitadas" (mesmo que sejam entre números da mesma rede ou grupos de amigos) há outros mercados onde isso não acontece. Por exemplo, na Índia, os tarifários são pouco propícios a que se façam chamadas, e isso originou a que a técnica de "dar toques" sem que se atenda se tenha tornado numa autêntica indústria, utilizada por inúmeros serviços.


Firefox vai ter publicidade


Será sempre um tema sensível e que contará sempre com reclamações de alguns utilizadores, mas parece que a Mozilla se prepara para vender publicidade na página inicial do Firefox. Embora já não dê grande uso ao Firefox, penso que é uma medida que não deverá ser considerada chocante, e que servirá para que o projecto possa receber algum apoio financeiro.

... Esperemos é que esta ideia de apresentar publicidade se limite a este ecrã inicial e não comece a "infiltrar-se" nas restantes páginas que visitarmos - mas isso seria um autêntico "suicídio". (Para além de que, existem alternativas ao Firefox baseadas no mesmo código fonte, e que seguramente irão surgir sem estas funcionalidades publicitárias.)


Cuidado com os smartphones na TV


No outro dia vimos como mostrar o codigo secreto de uns bitcoins na televisão fizeram com que rapidamente esse valor se evaporasse da conta do repórter; hoje vemos como algumas fracções de segundo são suficientes para revelar alguns detalhes embaraçosos sobre o que o repórter andará a visitar. Enquanto mostrava uma pesquisa, os olhares dos espectadores mais atentos detectaram a presença de um site pornográfico nos bookmarks do smartphone.

... E esta lição aplicar-se-á também a todos os que pretendam fazer apresentações em público usando os seus computadores pessoais, onde um qualquer evento inesperado poderá fazer com que certos conteúdos indesejados possam ser revelados de forma pouco abonatória...


Samsung reembolsa €100 na compra de tablets Galaxy Note
Se andavas com desejos de comprar um tablet Galaxy Note, aproveita a "desculpa" do dia dos namorados e dá uso ao reembolso de €100 que a Samsung está a disponibilizar. É pena este desconto não se estender aos smartphones/phablets, mas se o que querias era um Note de 8" ou superior... não deixes passar esta oportunidade.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)