2014/08/29

Notícias do Dia

A LG já revelou o seu G Watch R circular com muito bom aspecto; o Project Wing do Google tem drones voadores para fazer entregas; a Apple confirmou o evento para 9 de Setembro (com pena de não poder dizer mais sobre o que aí vem); a Microsoft tem um sistema que elimina o lag dos jogos via streaming; como recuperar o espaço ocupado por "lixo" no Windows; e ainda a questão das redes sociais poderem estar a desincentivar o debate de ideias.

E antes de passar às notícias do dia, não se esqueçam que estamos a oferecer um Huawei Ascend P6; e que o nosso meeting mensal é já este sábado.


Here Maps chegam em exclusivo aos Androids da Samsung


Que as relações entre Samsung e Google não são as melhores, já todos sabemos. Mas agora, tal como a Apple, também a Samsung dá o "corte" ao Google Maps, passando a oferecer - de forma exclusiva - o serviço HERE Maps da Nokia (para desagrado dos restantes utilizadores Android que gostariam de dar uso a estes mapas gratuitos que funcionam em modo offline, incluindo a navegação). O HERE funciona também no Gear S, permitindo a navegação a partir do smartwatch sem necessidade de smartphone; e no Car Mode nos equipamentos da Samsung.

Claro que nada impede que os utilizadores continuem a usar o Google Maps nos seus Samsung; mas... certamente este tipo de exclusividades não irá ajudar nas relações entre o gigante sul-coreano e o gigante americano.


Apple proíbe a venda de dados "médicos" do HealthKit


Espera-se que o HealthKit venha a ser um dos serviços mais promovidos no iOS (e com a chegada do iWatch), e a Apple começa já a ajustar as suas regras, proibindo os developers de criarem apps que tenham como objectivo simplesmente recolher toda essa informação sobre os utilizadores e vendê-la a quem estiver interessado.

Vai ser uma nova área de privacidade que irá ser posta à prova... e parece-me inevitável que seja uma questão de tempo até que comecem a ser descobertos abusos.


Google acaba com os "autores" nos resultados das pesquisas


Tinha sido anunciado com pompa e circunstância, que a apresentação dos autores ao lado dos resultados nas pesquisas do Google iria resultar em mais visitas - mas afinal parece que não. O Google dá por terminado a apresentação dos autores ao lado dos artigos nos resultados das pesquisas... e diz que esse desaparecimento não terá qualquer impacto.

O Google diz que a maioria dos autores nem sequer se deu ao trabalho de configurar os seus sites/artigos de modo a tirar partido desta funcionalidade, e que também não tem verificado qualquer diferença entre quem tem ou não tem.


Netflix vs Comcast visualizado
A questão da neutralidade da Internet tem estado continuamente em cima da mesa no caso Netflix, em que a empresa tem sido forçada a pagar para garantir que o seu tráfego chegue aos clientes de vários ISPs. Por muito que os operadores digam que se tratam de congestionamento da rede, não há como evitar suspeitas de que algo se passa nos bastidores... bastando olhar para a evolução do número de queixas quanto a velocidades lentas no streaming do Netflix.

Parece ser claro que a certa altura os operadores decidiram "fechar a torneira" - e nem mesmo pagando a situação parece ter regressado aos níveis anteriores.


Um mapa da Internet


Ver um mapa que nos mostra "todos" os dispositivos ligados à internet (que na verdade não são todos mas sim apenas os que responderam aos "pings"; e que não contemplam todos os dispositivos que se escondem atrás de routers e outras redes) é simultaneamente inspirador... e desolador.

Por um lado vemos os milhões de equipamentos que iluminam o globo; por outro lado vemos o grande desequilíbrio que existe nas diferentes regiões do mundo. Esperemos que as próximas décadas sirvam para "iluminar" o planeta (e não só no sentido digital).


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)