2015/05/11

Notícias do Dia

O Sec. de Estado da Cultura tenta justificar a taxa da cópia privada; Chip é um computador de apenas $9 que quer repetir o sucesso do Raspberry Pi; há milhares de contas portuguesas reveladas num leak do euromilhoes.com; os SSDs podem perder dados numa questão de meses ou semanas; espreitamos impressionantes dotes de desenho "caligráfico" de logotipos; já há rootkits que funcionam no GPU para escapar à detecção; tivemos mais uma "pechincha" da qual nos devemos manter afastados; e visitamos o fascinante Paradoxo de Fermi.

E seguem-se as notícias, no dia em que já se pode fazer o pré-registo para apps desejadas no Google Play; e relembrando que deverão responder à última pergunta para os nossos livros O'Reilly deste mês, e de que o passatempo Kuanto Kusta continua a dar iPhones 6 e Galaxy S6.

Facebook prepara motor de busca?


Os utilizadores do Facebook sabem que é bastante simples adicionarem um local ou foto às suas partilhas, e em breve será igualmente fácil adicionarem um link sobre os assuntos que estão a falar.

Por agora, partilhar links no Facebook obriga a que se ande com "copy-paste", coisa que o FB parece querer evitar e simplificar. A ideia é disponibilizar um motor de busca no próprio Facebook, que apresenta sites relacionados com o que queremos, permitindo uma visualização rápida dos seus conteúdos e a fácil inclusão dos mesmos naquilo que estivermos a dizer no momento.

... Uma forma de evitar que os utilizadores sintam a necessidade de "sair" do Facebook para procurar algo.


Investigadores criam lentes planas ultra-finas


O mercado quer smartphones com câmaras cada vez melhores, mas não é fácil conjugar o volume necessário para as lentes com o tamanho reduzido dos equipamentos (e que muitas vezes já obriga a "protuberâncias" na superfície traseira). Investigadores podem ter a solução: lentes planas de espessura microscópica.

Estes lentes conseguem obter resultados excelentes usando "meta-materiais" para "dobrar a luz", mas têm ainda o inconveniente de funcionarem apenas para comprimentos de onda específicos... e de terem um custo de produção bastante elevado. Mas haverá muitas aplicações onde as mesmas poderão ser de interesse, e com a sua utilização em volume a questão do custo poderia ser imensamente minimizada.


Também a China chega à "saturação" nos smartphones


O mercado de "biliões" chinês é altamente apetecível, mas nem ele é infinito. Pela primeira vez registou-se um decréscimo de 4.3% na produção de smartphones, que parece significar que também a China terá chegado a um ponto de saturação, em que já todos (90%) têm smartphones - passando-se agora a uma fase em que todos estes utilizadores apenas terão necessidade de os ir trocando quando acharem necessário.


Samsung vai criar mega complexo para produção de chips



A Samsung já é um dos maiores fabricantes de chips a nível mundial, e quer garantir ainda mais essa liderança com a uma nova linha de produção que será equivalente às suas duas maiores fábricas actuais, tendo uma área equivalente a 400(!) campos de futebol. Esta nova fábrica estará apta a iniciar a produção em 2017, e tornará a Samsung num dos poucos fornecedores com capacidade para dar resposta às encomendas de chips avançados, nos prazos e quantidades exigidos pelos grandes clientes. (Faz-nos também imaginar que a Apple lhes tenha dado algumas garantias quanto a encomendas para os seus futuros SoCs e outros chips usados nos iPhones e iPads.)

É uma boa forma de garantir que também se fica a ganhar com o sucesso dos seus concorrentes... :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)