2015/09/28

Notícias do Dia

Os iPhones 6s chegam a Portugal a 9 de Outubro; o Google fez 17 anos; como seria uma bicicleta de corrida se não existissem restrições oficiais; o Nexus 6P foi revelado por documentos do Google; vimos como funciona uma esferográfica; o Netflix vai fomentar o binge-watching entre os espectadores portugueses; América do Norte já não tem mais endereços IPv4 disponíveis; o Windows 10 moderniza caixa de diálogo que se mantinha dos tempos do Windows 3.1

Estamos na recta final do nosso passatempo de gadget da semana, que te pode valer um receptor áudio bluetooth de tomada; e enquanto nos vamos preparando para um novo gadget, fiquem com as notícias do dia:


Vodafone estreia VoLTE em Portugal



Alguns utilizadores poderão ficar um pouco chocados com o facto de perderem a ligação de dados enquanto estão a fazer uma chamada. A culpa é das redes 4G/LTE, que não tinham pensado no pormenor das chamadas de voz, e que agora tentam resolver isso com o chamado VoLTE (Voice over LTE). Este sistema passa a considerar as chamadas de voz tal como se fossem apenas mais um qualquer serviço de dados, e a sua grande vantagem é que assim passa a ser possível manter comunicação de dados de alta velocidade enquanto se faz uma chamada de voz - e sendo agora estreado pela Vodafone no nosso país,

A disponibilização da tecnologia VoLTE será efetuada de forma gradual, para os clientes com equipamento e software compatíveis. Inicialmente, estes equipamentos serão o Microsoft Lumia 640 e os Samsung Galaxy S6 e S6 Edge. Nos próximos meses, o serviço será alargado a todos os fabricantes e modelos com software compatível.


Guerra entre web e apps continua e sem fim à vista




Apps, web... a batalha continua, e há resultados e opiniões para todos os gostos. De um lado temos estatísticas que demonstram que os utilizadores passam cada vez mais tempo dentro de apps, de outro lado temos editores que abandonam as apps e dizem que o futuro está na web e que para muitos casos não faz sentido ter apps apenas "por ter".

... É precisamente o tipo de constatação que nunca me fez ter vontade de apostar numa app dedicada do AadM, pois parece-me que os benefícios seriam muito poucos face a deixar que sejam os utilizadores a escolherem como cá querem chegar: quer seja no browser, ou feed reader, ou subscrição via email, etc.


UberEVENTS deixa ter viagens pré-pagas para eventos



Quem experimenta o Uber dificilmente quererá regressar aos táxis tradicionais, e agora a empresa adiciona outra modalidade que vem dar resposta a algumas situações: o UberEVENTS. Esta modalidade permite disponibilizar viagens pré-pagas para eventos, facilitando o processo dos convidados lá chegarem e sem terem que se preocupar com pagamentos adicionais.

Infelizmente, por agora este serviço encontra-se limitado à cidade de Nova Iorque mas... pode ser que quanto a situação ficar regularizada deste lado do Atlântico, também por cá se possa dar uso a este UberEVENTS.


Adblockers podem impedir compras nas lojas online



A chegada do iOS9 veio dar visibilidade (e publicidade) acrescida aos adblockers, mas entre as vantagens que têm a nível da remoção de publicidade e scripts de tracking, há outros aspectos que poderão causar alguma frustração a certos utilizadores: como a interferência com lojas online, onde a sua utilização pode fazer desaparecer produtos ou impossibilitar o processo de compra normal.

Normalmente, o tipo de utilizador que recorre a adblocker estará consciente deste tipo de efeitos e saberá desactivar o mesmo nestes sites. Mas no caso de utilizadores que apenas instalaram um ad-blocker por alguém lhes ter dito que era bom, ou por curiosidade, poderão começar por culpar o site... sem sequer se lembrarem que o "problema" está do seu lado.


Bluboo refere 5 prioridades do seu Xfire



O Bluboo Xfire está a dar que falar, obrigando a recalcular o valor que se atribui aos smartphones, e a empresa aponta cinco factores nos quais se centrou para fazer deste smarpthone de ultra baixo custo um modelo que não irá desapontar os clientes: um design limpo e onde o ecrã domina 77% da área frontal; utilização de microfone secundário para redução de ruído; colunas de som de qualidade, para chamadas e música sem distorção; bateria de 2750mAh (para 2 dias de utilização, segundo eles); e a utilização de Android 5.1.

São coisas que normalmente se dá por adquiridas em qualquer smartphone... mas aqui importa relembrar que estamos a falar de um smartphone que pode ser apanhado por menos de 39 euros!

... Bastará referir que quase fica mais caro pagar o custo de tratamento do desalfandegamento da DHL! :P


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada




5 comentários:

  1. O VoLTE está pensado desde a origem do LTE e apenas não foi implementado mais cedo nas redes porque os fabricantes de HW começaram por desenvolver as areas de eRAN e EPC sabendo que havia o CSFB como alternativa ( e portanto deixaram o desenvolvimento do IMS VoLTE para o fim). O que também ajudava os operadores a dilatar no tempo o investimento necessário.

    ResponderEliminar
  2. Segundo esta info sobre o VoLte e segundo o comunicado da Press Release Vodafone, quer isto dizer que o telemóvel (estando a usar 4g), alternava para 3G ou 2G quando iniciada uma comunicação de voz?.

    Em voz sobre IP via 4G, ocorria/ocorre alguma "incompatibilidade" a esse propósito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando em 4g e receba ou inicia uma chamada, o tlm regista-se em 3g ou 2g consoante um conjunto de parametros de rede (caso o destino seja 3g, a sessao de dados continua activa, os debitos é que naturalmente variam).
      O VoLTE é voz sobre IP mas nao é end-to-end como os skypes e outros. O canal ip é terminado no centro da rede do operador (IMS), que o converte em codecs de voz tradicionais para os poder interligar com as restantes redes 2g/3g/outros operadores.

      Eliminar
  3. A propósito do VoLte da Vodafone, após me ter "inscrito" no grupo de "friendly customers" (http://mobilegen.vodafone.pt/formulario/2AAUP) para usufruir da tecnologia, indico que recebi hoje um email aprovando quase todos os requisitos:

    - cartão SIM 4G (GUSIM);
    - equipamento 4G (LTE);
    - equipamento com hardware VoLTE;
    - tarifário compatível;
    - serviços atuais compatíveis;
    - software habilitador de VoLTE ?

    No meu caso possuo um equipamento (Lumia 830 livre) diferente portanto dos da listagem constante no site. No entanto, sabendo já que era compatível com VoLte, avancei com o registo colocando como sendo um Lumia 640.

    Num email posterior confirmaram a ativação do "serviço" após ter enviado a versão do SO conforme solicitaram.
    Devo dizer que até agora não me apercebi de diferenças, nem tão pouco sei se realmente estou ou não a utilizar a voz via 4G aquando de chamadas, mesmo sabendo que o recetor deverá igualmente suportar a tecnologia "do outro lado".

    A lista para inscrições está fechada temporariamente...

    ResponderEliminar
  4. Indico ainda que o smartphone conecta-se efetivamente (agora) em 4G, mesmo sem os dados ativos e sem um plano de dados associado neste momento, coisa que até hoje de manhã não ocorria (só me permitia no máximo acesso ao 3G). Ou seja, já tenho de facto o 4G disponível para chamadas de voz (testado com sucesso), mas falta confirmar ainda a real "qualidade" superior da chamada em futuros testes "compatíveis"...

    ResponderEliminar