2018/05/16

Notícias do dia

O novo Honor 10 chega à Europa por 399 euros; a Finlândia oferece curso gratuito de Inteligência Artificial; o YouTube testa modo incógnito para nos livrar de sugestões indesejadas; o WiFi EasyMesh vai compatibilizar redes mesh de diferentes fabricantes; o Revolut já envia e recebe dinheiro das pessoas por perto; e a Oracle acusa Google de recolher 1GB de dados por mês de cada Android.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já arrancou o passatempo do gadget da semana, onde poderás ganhar uma bracelete Elephone Band 5.

Acidente fatal com Tesla na Suiça deixa Model S em chamas




Há milhares de acidentes com automóveis nas estradas todos os dias, mas os Tesla continuam a ter destaque especial e há mais um infeliz caso mortal na Suiça. Neste caso, após ter batido nas barreiras, o Tesla Model S incendiou-se, concretizando o pior cenário possível que se pode ter nos veículos eléctricos.

Embora tudo seja feito para tentar evitar que isto aconteça, será inevitável que estes casos se repitam, à medida que vamos tendo mais automóveis eléctricos nas estradas. Por isso, fica o alerta: depois de algum acidente com gravidade suficiente para poder ter danificado as baterias, saiam o mais depressa possível do mesmo; mesmo que aparentemente tudo possa parecer bem. Uma bateria danificada pode vir a incendiar-se horas depois, ou deflagrar novamente, mesmo após um primeiro fogo ter sido apagado.


Galaxy S9 ganha suporte ARCore



Era um pouco caricato que os possuidores de Galaxy S7 e S8 pudessem ter acesso às apps de realidade aumentada feitas com ARCore, mas os mais recentes Galaxy S9 não o pudessem - mas felizmente isso fica resolvido. Os Galaxy S9 passam a fazer parte da família dos dispositivos com compatibilidade ARCore, significando que passam a ter acesso a apps com realidade aumentada de melhor qualidade.

Embora ainda se esteja a aguardar pelas apps de realidade aumentada que justifiquem a sua utilização no dia a dia (o novo Google Maps / Lens com indicações do caminho a seguir sobreposto no mundo real poderá ser um desses casos), são sempre apps bastante interessantes para impressionar os amigos - e de vez em quando até dão jeito, como no caso da app do Ikea que nos permite ver como é que os móveis "virtuais" ficam em nossa casa.


Aluno faz phishing aos professores para mudar as notas



Um aluno de 16 anos decidiu recorrer à "pesca" para enganar os professores, criando um site idêntico ao do sistema da escola, e com isso conseguindo obter os dados de login e password de alguns professores. Com essa informação, entrou ele próprio no sistema e mudou as suas notas e a de outros alunos (nalguns casos para notas piores - o que não seria uma jogada muito inteligente, já que seguramente esses alunos se iriam queixar)...

Seja como for, a brincadeira foi descoberta e agora está acusado de 14 delitos que não terão "piada nenhuma"... No meu tempo, o máximo a que se podia aspirar era conseguir uma cópia do teste em papel antes do exame... e isso não deixava qualquer rasto digital. :)


Elon Musk não aprovou sistemas de segurança adicionais nos Tesla?



Relativamente a mais um acidente em que um Tesla bateu violentamente num camião dos bombeiros parado na estrada (o condutor, que felizmente só teve um tornozelo partido, já disse que ia com o Autopilot activado), surgem também acusações de que os engenheiros da Tesla teriam proposto sistemas adicionais de segurança, como uma câmara a verificar se o condutor estava a olhar para a estrada, mas que Elon Musk os teria rejeitado por ficar "demasiado caro".

Elon Musk já veio dizer que isso era falso, e que a decisão não teve a ver com o factor custo mas sim com o facto desses sistemas "não serem eficazes" face ao que já é conseguido com os sistemas instalados nos seus veículos. Pessoalmente, também não penso que num carro com o preço de um Tesla, fosse pelo factor "custo" que Elon Musk se recusasse a adicionar uma câmara apontada para o condutor. Por outro lado... penso se a existência dessa câmara a chamar a atenção dos condutores que desviam o olhar da estrada por mais de alguns segundos, não poderia ter evitado acidentes como estes que têm acontecido ultimamente.


Promoções do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

3 comentários:

  1. Aadm o site dedicado aos acidentes com Tesla? HAHA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito gostava eu que não houvesse notícias dessas... :/

      Eliminar
  2. Em relação aos Tesla mais concretamente a todos os veículos com sistemas de alta voltagem que compõe todos os veículos elétricos ou híbridos, em caso de acidente são mais perigosos e problemáticos que um veículo que funciona só a combustão, não é preciso enunciar todos os perigos das baterias mas também o sistema e respetivas ligações de alta voltagem que em caso de dano pode ser necessário ficar em quarentena até ficar sem carga, as oficinas representantes de marcas com veículos elétricos têm planos de atuação até um pouco complexos para lidar com veículos elétricos acidentados.

    ResponderEliminar