2018/05/24

Notícias do dia

Instapaper fica inacessível na Europa devido ao GDPR; Xiaomi Mi 8 vai ter versão com tampa traseira translúcida; temos o Xiaomi Redmi Note 5 a €163; o OnePlus 6 não facilita a troca de ecrã; Microsoft prepara Surface Phone com ecrã dobrável; chrome://settings/cleanup deixa analisar e remover malware a partir do Chrome; e Zuckerberg só respondeu ao que quis no Parlamento Europeu.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo gadget da semana para oferecer - um refrescador de ar - e não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Qualcomm apresenta Snapdragon 710



Uma das vantagens do avanço tecnológico é fazer com que os dispositivos de gama média tenham um desempenho cada vez mais próximo dos topo de gama, e a Qualcomm demonstra isso com a nova família Snapdragon 700 que promete vantagens significativas face aos Snapdragon 600.

O Snapdragon 710 duplica o desempenho face a chips como o Snapdragon 660 em tarefas relacionadas com inteligência artificial, o que terá ganhos práticos significativos em termos de sistemas de reconhecimento de imagem (como os que se têm popularizado nas câmaras para identificar o tipo de cena) e reconhecimento de voz. Também suporta reprodução de vídeo 4K em HDR, o que até ao momento apenas estava disponível nos Snapdragon 800.

Os primeiros equipamentos com estes chips deverão começar a chegar ao mercado entre Abril e Junho do próximo ano.


Servidores ARM dão finalmente "trabalho" à Intel



Parece que finalmente chegamos ao ponto que a Intel temia; de existirem servidores com chips ARM que são competitivos em termos de preço e eficiência com os Intel Xeon. O ThunderX2 da Cavium não receia utilizar os mais modestos ARM em vez dos poderosos Xeon, e o resultado final revela-se bastante positivo.

Ao contrário da geração anterior, onde os chips ARM já eram alternativa para alguns casos específicos ainda deixavam a desejar em utilização "geral"; esta nova versão inverte esse resultado, deixando apenas a desejar nalguns casos específicos, mas sendo excelente de um modo geral, oferecendo cerca de 80-90% do desempenho de um Xeon 8176 mas custando apenas 25% do mesmo.

... O que se segue? Ofensiva dos ARM nos desktop?


Carro autónomo da Uber detectou peão mas não travou



O relatório ao trágico acidente mortal de um dos automóveis autónomos da Uber já divulgou as suas conclusões, e confirma-se que o carro terá detectado a existência de um peão e determinado a necessidade de aplicar uma travagem de emergência 1.3 segundos antes da colisão... mas as travagens de emergência estavam desactivadas para evitar travagens bruscas em caso de falsas detecções do sistema.

... Se isto não o exemplo perfeito de querer andar "depressa demais", não sei o que o seja.


Vivo revela smartphone verdadeiramente full-screen a 12 de Junho



A Vivo não quer perder a oportunidade de ser a primeira marca a lançar um smartphone com ecrã verdadeiramente full-screen, sem margens volumosas em nenhum dos lados e sem recorte no ecrã, e já marcou a data da apresentação daquele que será a versão comercial do protótipo Apex.

Este smartphone usa um ecrã full-screen, e coloca a câmara frontal num módulo popup que simultaneamente também garante a privacidade do utilizador quando está fechado; e também um sensor de impressões digitais integrado no ecrã e que deverá funcionar numa área alargada do mesmo.

Se não houver contratempos, dia 12 de Junho marcará o início do fim dos smartphones com "notch"...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)