2018/07/13

Notícias do dia

A Apple actualizou os MacBook Pro; primeiras viagens sub-espaciais da Blue Origin vão
custar pelo menos 200 mil dólares; teclado Gboard com código Morse chega ao iOS e com jogo para acelerar aprendizagem; Baraja cria LIDAR sem partes móveis que custa poucas centenas de dólares; nas promoções a jeito das férias temos um Xiaomi Power Bank 2 de 10000mAh a €12.90; e ainda de saudar a aprovação de fortes leis de defesa da neutralidade da net na Índia (que entre outras coisas proíbem o zero-rating).

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana onde podes ganhar um tripé / selfie stick Huawei Honor que será útil para as fotos das férias.

SpaceX aproxima-se dos lançamentos com tripulação



A cápsula Dragon da SpaceX, na sua versão para levar astronautas, já chegou a Cape Canaveral e prepara-se para fazer a sua primeira viagem até à ISS... mas ainda sem tripulantes. Este será o primeiro teste "a sério" da Crew Dragon, permanecendo em órbita algumas semanas antes de regressar à Terra, e será seguido posteriormente por outro teste de abortar a missão durante o voo.

Se tudo correr como previsto, poderá avançar-se para o primeiro voo com astronautas a bordo, o que seria mais um "passo de gigante" dado pela SpaceX. Segundo os planos da SpaceX, isso poderia acontecer ainda este ano, em Dezembro; mas são muitos os que dizem que isso são expectativas demasiado optimistas e que voos tripulados só deverão ocorrer em 2019.


Comma.ai de George Hotz continua a surpreender


A aventura louca de George Hotz "interferir" no mundo da condução autónoma pode não ter acontecido sem alguns percalços, mas o tempo parece estar a dar-lhe razão. O seu sistema de baixo custo consegue dar a uma série de automóveis capacidades de condução autónoma idênticas às que se podem encontrar apenas em modelos topo de gama - e os mais recentes testes na estrada confirmam que os resultados práticos no mundo real são impressionantes.

O seu Openpilot 0.5 já permite que o automóvel possa permanecer em modo de condução autónoma durante longos períodos de tempo, mas apenas se o condutor se mantiver atento à estrada (o que é controlado por uma câmara). Caso desvie o olhar por alguns segundos começarão a ser dados avisos, em níveis progressivamente mais "chatos", que em último caso resultarão na imobilização do veículo e desactivação do sistema.


Epic Games aumenta a comissão dos developers com efeitos retroactivos


Será um pouco estranho ver uma empresa "dar dinheiro" sem que a isso fosse obrigada, mas é precisamente isso que a Epic Games está a fazer, ao anunciar que irá reduzir a sua comissão de 30% para 12% no Unreal Engine Marketplace - o que por si só já seriam excelente notícias para os developers, que vêm a sua fatia aumentar de 70% para 88% - como também irá aplicar esta alteração a todas as compras feitas desde o seu lançamento em 2014.

A Epic diz que graças ao sucesso do Marketplace e de jogos como o Fortnite, está numa posição em que considera que deve fornecer as melhores condições possíveis aos developers. Seja qual for o custo monetário desta medida... vai ser irrelevante face à confiança acrescida que irão ter por parte dos developers.






Vendas de PC aumentam - ao fim de 6 anos



Depois de mais de meia década perante um panorama desolador, os fabricantes de PCs podem aparentemente ter um ligeiro descanso, com a Gartner e a IDC a indicarem que ouve um crescimento na venda de PCs - o que é significativo quando se relembra que é a primeira vez que isto acontece desde 2012.

Claro que não motivos para celebrar (demasiado), pois estamos a falar de um crescimento modesto de 1.4 a 2.7% (dependendo da empresas) e que o sector dos PCs continua a ser assombrado continuamente pela hegemonia dos smartphones mas... sempre é melhor ver um crescimento, mesmo que modesto, do que ver um declínio imparável das vendas. (E imagino que o próximo ano possa trazer boas surpresas, se houver quem se queria livrar dos computadores com CPUs vulneráveis ao Spectre e Meltdown e opte por fazer o upgrade para uma nova máquina sem essas falhas.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)