2018/09/21

Notícias do dia

Página de contacto da Rádio Popular revela nome e email dos clientes; a Amazon reforça a ofensiva doméstica com novos Echo, micro-ondas, câmaras e Alexa melhorada; vamos ter a próxima edição do Pixels Camp 2019 de 21 a 23 de Março; nas promoções temos um Cartão microSD Netac 64GB por 10 euros e um vaso inteligente Xiaomi por 24.99 euros; e ainda as primeiras indicações de que a câmara do iPhone XS não consegue bater a do Pixel 2 XL.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já arrancou o nosso habitual passatempo da semana, que desta vez te poderá valer um conjunto de cubos de "gelo" metálicos - e está a decorrer um fundo de gadget para o iPhone XS.

Amazon usa encomendas falsas para testar honestidade dos condutores



Enquanto empresa que depende da capacidade logística para fazer chegar os produtos aos clientes, a Amazon emprega algumas tácticas curiosas para avaliar o processo de entregas. Segundo informações anónimas internas, a empresa coloca encomendas falsas aleatoriamente nas carrinhas de entrega, para testar se o condutor é honesto.

A encomenda falsa vai com uma etiqueta criada especificamente para dar erro no sistema, criando a ilusão de que é um produto que não está em sistema e que por isso poderá ser "perdido" sem consequências; mas o principal propósito é mesmo comprovar se o condutor irá contactar um supervisor e/ou devolver a encomenda, ou se a mesma irá desaparecer misteriosamente.

... Não seria interessante poder aplicar-se o mesmo conceito a gestores em cargos públicos, políticos, e outros? ;P


Projecto português leva internet a escolas, mercados e hospitais em Moçambique




É fácil esquecer que 53% da população mundial ainda não tem acesso à internet, reduzindo assim a sua possibilidade de participação numa economia cada vez mais digital. Para contrariar este problema, o centro de investigação Fraunhofer AICOS, com sede no Porto, está a desenvolver um projecto de nome SV4D (Sustainable Villages for Development / Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento), que tem como objectivo promover o acesso universal às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e criar uma rede global de aldeias digitais através da internet de banda larga.

Investigadores do centro de investigação Fraunhofer AICOS viajaram até Mocuba e Alto Molócuè, no norte de Moçambique, onde instalaram a primeira rede SV4D, criando praças digitais em locais como escolas secundárias, universidades, autarquias locais e até mercados. Ao tirar partido das infraestruturas existentes às quais foi acrescentado um sistema que simula conectividade permanente, o projecto SV4D permite que a informação "salte de dispositivo em dispositivo" até que chegue a uma área conectada onde possa ser encaminhada para seu o destino final.

Graças ao trabalho de Waldir Moreira, André Pereira, Eduardo Pereira e Carlos Resende, em Mocuba e Alto Molócuè, existem agora centenas de pessoas com acesso gratuito à internet.


Xiaomi lança despertador inteligente por €18



Não tão apelativo quanto o novo relógio de parede da Amazon com integração com Alexa, também a Xiaomi conta com mais um relógio no seu catálogo. O Xiaoai Smart Alarm Clock é um relógio despertador digital, com números de grande dimensão, e que conta com ligação WiFi e capacidade de integração com o sistema Xiaomi de dispositivos inteligentes (podendo controlar lâmpadas, fazer streaming de rádio via internet, etc.)

Infelizmente, por agora será de pouca utilidade para o público ocidental, uma vez que o seu controlo de voz apenas funciona em chinês - excepção feita para aqueles que estejam a aprender chinês e até agradeçam a oportunidade para praticar a língua. ;)


Alexa vai reconhecer barulho de vidro a partir e emoções na voz



Poderá não ser o momento mais propício para se dizer que a Alexa irá escutar ainda mais coisas em nossas casas, mas é precisamente nisso que a Amazon está a apostar. A empresa quer que a percepção da Alexa vá para além da simples interpretação das palavras, e por isso está a dar-lhe a capacidade de reconhecer outro tipo de sons, como o barulho de um vidro a partir, ou o som de um alarme de fumo, para poder reagir a essas situações.

Igualmente interessante, a Alexa será capaz de se ajustar ao estado de espírito do utilizador, começando por falar "baixinho" em resposta a um pedido feito em voz baixa; mas futuramente podendo até detectar se o utilizador estará irritado, podendo igualmente alterar o tipo de resposta dado em função disso.


Promoções AadM via email no IFTTT


Por último, quem estiver interessado em receber as nossas promoções AadM diárias via email, já pode recorrer a uma receita pública no IFTTT - dispensando a anterior trabalheira de criar a receita manualmente (embora ainda o possam fazer, caso pretendam ajustá-la à vossa medida, como receber uma notificação em vez de um email, etc.)

Este envio de email é feito apenas para as promoções publicadas por aqui (cerca de uma por dia), e não para todas as que são partilhadas no nosso grupo do FB AadM Promos - pelo que quem quiser estar de olho em todas elas, deverá continuar a espreitar por lá, ou pelo canal #promoções no nosso Slack.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)