2018/11/07

Notícias do dia

Opera para Android começa a bloquear popups RGPD dos cookies; quanto custa desenvolver um chip; Android 9 + EMUI 9 chega aos Huawei a 10 de Novembro; Asus ZenFone 6 vem com notch descentrado; Google Maps testa relatos de acidentes e radares à Waze; Xiaomi anuncia earphones Bluetooth Xiaomi AirDots; e Tim Berners-Lee quer internet mais saudável para o futuro com a iniciativa "Contract for the Web".

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo "gadget da semana" para oferecer, e que desta vez é uma mini-câmara que poderão colocar discretamente em qualquer lado.

Facebook Messenger vai deixar eliminar mensagens enviadas, mas só dos últimos 10 minutos



Depois da polémica das mensagens eliminadas por Mark Zuckerberg, que tentou ser minimizada com o anúncio de que seria uma funcionalidade que seria disponibilizada "para todos", eis que - mais de meio ano depois(!) - parece estar finalmente prestes a chegar às mãos dos utilizadores, como revelado nas novidades da última actualização da app para iOS. Há no entanto uma "pequena" limitação: ao contrário das mensagens eliminadas por Zuckerberg, os utilizadores comuns apenas poderão eliminar mensagens que tenham enviado nos últimos 10 minutos.


É um prazo reduzido, até mesmo quando comparado com o o WhatsApp, que permite eliminar mensagens com até 1 horas; e que na prática servirá apenas para remover mensagens que tenham sido enviadas por engano logo no momento, e não a capacidade de poder eliminar coisas ditas há um ano ou mais, tal como Zuckerberg fez.


Google Photos do Pixel 3 activa Top Shot nos Pixel 2



A opção da Google limitar algumas funcionalidade apenas aos Pixel mais recentes pode ser criticada, mas lá pelo meio surgem também alguns efeitos secundários curiosos. Será esse o caso de quem instalar a app do Google Photos do Pixel 3 num Pixel 2 / 2 XL, e descobrir que passa a ter acesso à funcionalidade Top Shot.

O Top Shot é a funcionalidade supostamente exclusiva do Pixel 3, que permite ao utilizador captar uma sequência de fotos e posteriormente deixar que o smartphone sugira a "melhor foto" com base numa série de critérios, como nitidez, rostos com sorrisos, olhos abertos, etc. (ou escolhê-la manualmente).

Não seria mais simples disponibilizar a funcionalidade para todos?


Rússia exige identificação de todos utilizadores de apps de mensagens



Enviar mensagens de forma anónima irá ser mais complicado na Rússia, com a entrada em vigor de uma nova lei que exige que todos os utilizadores de apps de mensagens tenham que ter a sua identidade validada por um operador de telecomunicações.

O objectivo é acabar com mensagens anónimas, sendo que qualquer utilizador que se queira registar num serviço de mensagens terá que passar por um processo de identificação com o seu operador, que manterá um registo de quais as apps que cada cliente utiliza. Caso o utilizador venha a mudar de operador, terá que repetir todo o processo... Quanto mais não seja, servirá para nos relembrar do valor que tem não estarmos sujeitos a coisas deste tipo.


Initiative Q quer ser a moeda digital do futuro



O tombo das criptomoedas parece não ter desanimado outros projectos que se lançam na área, como é o caso desta nova Initiative Q.

A ideia é criar uma moeda privada - e para isso está dependente de ter massa crítica suficiente de utilizadores que "acreditem" no seu valor - e que para isso está a recorrer a um sistema de convites que lhe tem valido acusações de ser um esquema em pirâmide (cada utilizador é incentivado a convidar mais amigos, para receber mais "Q's"). No entanto, os criadores desta iniciativa rejeitam as acusações, dizendo que se trata exactamente do oposto, uma vez que estão a oferecer dinheiro e não a pedir que os utilizadores paguem. (E o facto de ser um projecto criado por uma pessoa que já criou uma startup de pagamentos que foi comprada pelo PayPal, e um professor de economia de renome, que tem lutado contra a ideia dos bancos centralizados, ajuda a dar-lhe alguma credibilidade).

Se estiverem dispostos a ceder o email em nome desta ideia, que tanto pode não dar em nada, como valer alguns milhares de euros no futuro... podem aderir aqui.






Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Uma questão. Alguém já tem o design renovado do messenger como foi anunciado?

    ResponderEliminar