2019/01/17

Notícias do dia

Novo data leak revela 773 milhões de emails e 21 milhões de passwords; Xiaomi Mi Mix 3 resiste aos abusos e "não dobra"; Nowo com campanha Net+TV+voz+móvel por €19.99/mês; fundador da Huawei refuta acusações de espionagem dos EUA; Motorola prepara regresso do RAZR com ecrã dobrável; e casas que recebem apenas TV "sem cabo" aumentaram 50% nos EUA.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos novo passatempo que te pode valer uma coluna Bluetooth da Xiaomi; e ainda uma nova oportunidade de ganhares livros RGPD da FCA.

Novas capas bateria da Apple têm mais capacidade do que se pensava


A Apple lançou recentemente uma nova série de capas bateria (com carregamento wireless) para iPhone, e não demorou para que - para além do seu preço elevado - começassem a ser criticadas por terem uma capacidade aparentemente reduzida, de apenas 1369 mAh. Mas afinal, o assunto não é assim tão linear como se poderia pensar.

Embora esse valor fosse efectivamente reduzido (um iPhone 7 tem uma bateria de 2365 mAh, e a anterior capa bateria para iPhone 6 tinha uma bateria de 1877 mAh), o que se passa é que a Apple está a utilizar duas células em série, elevando a tensão para os 8.7 V em vez dos 3.8 V das capas anteriores com uma só célula. Uma vez que a potência resulta da multiplicação da tensão pela corrente, estas capas atingem os 10.1 Wh, valor superior aos das anteriores capas para o iPhone 6 (7.13 Wh) e iPhone 7 (8.98 Wh).

Continuam a ser bastante dispendiosas, é certo, mas ao menos não são piores do que as anteriores (em termos de capacidade).


Huawei P smart 2019 chega hoje às lojas portuguesas



Fica a partir de hoje disponível em Portugal o novo Huawei P smart 2019. Este modelo chega com ecrã full-screen de 6.21" (2340x1080), com um pequeno notch circular no topo (e ainda uma pequena margem na parte inferior), com CPU Kirin 710 octa-core, 3GB de RAM, 64GB + microSD até 512GB, câmara dupla traseira de 13MP+2MP, câmara frontal de 8MP, e Android 9 Pie com EMUI 9.

Vai ter um preço recomendado de 279 euros no nosso país, e está disponível nas lojas "do costume".


Samsung vai levar dois fãs a São Francisco



Se te consideras um grande fã da Samsung, tens a oportunidade para assistir ao evento Galaxy Unpacked que vai revelar o próximo Galaxy S10 e smartphone com ecrã dobrável da marca, em São Francisco.

A Samsung Portugal está a promover um passatempo que dará a oportunidade a dois membros da aplicação Samsung Members de assistir ao evento Galaxy Unpacked, que terá lugar em São Francisco, nos EUA, no dia 20 de Fevereiro.

Para participar no passatempo, os utilizadores devem publicar nas suas redes sociais – Facebook, Instagram ou Youtube – uma fotografia ou um vídeo com uma duração máxima de dois minutos alusiva ao tema “Show Your Love For Galaxy” – Mostre o seu Amor pela Galaxy – utilizando os hashtags #SamsungMembers e #LoveforGalaxy. Depois, os participantes terão de colocar o URL da publicação no formulário de participação disponível na Aplicação Samsung Members (que poderá vir previamente instalada no equipamento do Participante ou, em alternativa, ser descarregada no Google Play ou na Samsung Galaxy Apps).

Os dois participantes mais criativos irão ganhar uma viagem a São Francisco que inclui voos, estadia de três noites num hotel, refeições e a oportunidade de assistir ao vivo ao evento Galaxy UNPACKED, no dia 20 de Fevereiro.

Este passatempo decorre até as 14:30 horas do dia 21 de Janeiro de 2019 e os vencedores serão contactados no dia seguinte, 22 de Janeiro.


Tesla acaba com programa de incentivos



Conseguir seis meses de carregamentos Supercharger gratuitos à conta de um código de um amigo na compra de um Tesla vai acabar a 1 de Fevereiro, com o fim do programa de incentivos da Tesla.

Elon Musk diz que o fim do programa visa reduzir os custos, que começam a ser excessivos tendo em conta a popularidade do Model 3; e vai também por um fim nas aspirações de alguns "comissionistas" que esperavam conseguir atingir o muito desejado futuro Tesla Roadster gratuito - algo que não aparece indicado no programa de comissões mas que era dado a quem conseguisse "vender" 50 Teslas (há pelo menos um YouTuber que já terá conseguido dois Roadster gratuitos por esta via).

Actualização: confirma-se, a Tesla já terá que oferecer mais de 80 Roadsters gratuitos!


Android Q com modo escuro global, maior segurança e modo desktop



Numa altura em que o Android P não chega sequer a 0.1% dos Android, a Google já vai trabalhando no seu sucessor: o Android Q que marcará a 10ª grande versão do Android. Por agora as coisas que têm sido descobertas indicam a chegada de um modo escuro global (continuo a achar ridículo que - por muito útil que isto seja, especialmente para smartphones com ecrã OLED - se dê tanto destaque a uma funcionalidade que deveria ser algo "básico"); permissões de segurança que replicam o já existente no iOS - de dar acesso apenas enquanto a app está a ser utilizada em primeiro plano (por exemplo, permitir que uma app aceda à câmara ou GPS enquanto se usa, mas não em background depois de ter sido encerrada); e ainda um modo que deverá permitir gravar o que é feito no ecrã.

Outra referência que pode revelar as ambições da Google, é a existência de um modo "desktop" que poderá abraçar directamente no sistema o tipo de coisas que têm sido tentados por diversos fabricantes, como o modo DeX da Samsung.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)