2019/03/08

Notícias do dia

As primeiras impressões da câmara grande-angular do Galaxy S10 (que chega hoje às lojas); a Alemanha proíbe os preços com "poupanças" da Tesla; wallpapers para o Galaxy S10 escondem as câmaras de forma original; temos um smartwatch Alfawise Y1 a €11 (e até pode levar cartão SIM); GameClub quer ressuscitar jogos iOS desaparecidos da App Store; e Zuckerberg promete um Facebook preocupado com a privacidade para o futuro.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo passatempo a decorrer, que esta semana te pode valer um mini-teclado Bluetooth com trackpad, ideal para usar com uma box media player ou Smart TV.

Actualização do Chrome corrigiu falha 0-day que estava a ser usada em ataques



A Google revelou que a actualização do Chrome da semana passada visava afinal resolver uma falha grave que estava a ser utilizada activamente em ataques, em conjunto com outra falha 0-day do Windows. Estando a mesma resolvida do lado do Chrome, falta agora esperar pela correcção referente ao Windows - sendo que, pelo que é dito, a falha apenas deverá afectar o Windows 7 de 32-bits.

A actualização do Chrome já deverá ter sido feita de forma automática, mas será importante fazê-la caso ainda não tenha sido feita (por exemplo, quem não não reinicia o Chrome durante "meses"). Já no Windows 7... será talvez mais uma forma de reconsiderar a actualização para o Windows 10.


Supercharger V3 da Tesla acelera os carregamentos



A Tesla apresentou recentemente a nova geração de Superchargers V3 de 250kW, e as diferenças no carregamento dos Model 3 já se faz sentir - e bem. Recarregar o carro até aos 90% era algo que demorava 60 minutos nos Supercharger V2, mas que agora passa a ser feito em 40 minutos.

Talvez ainda mais interessante é que, em apenas 20 minutos o Supercharger V3 é capaz de recarregar a bateria de um Model 3 a quase 70%, quando anteriormente nem chegaria a 30%. O facto de também bastarem 15 minutos para chegar a 50% poderá também já ser suficiente para muitas situações.


Amazon corta nas compras a fornecedores



A Amazon está a causar o pânico entre diversos distribuidores, suspendendo sem qualquer explicação as compras regulares que fazia. A única indicação é a de quer que sejam eles a vender directamente no marketplace da Amazon (e assim arcando com os custos de armazenamento, processamento e envio) - embora as tentativas de contacto, mesmo por parte de grandes fornecedores, esteja a ser feita com as respostas automáticas do costume.

Há centenas de fornecedores que facturavam mais de 100 milhões de dólares por ano só por conta da Amazon, e que agora se arriscam a ficar com os armazéns cheios (com base na expectativa das compras habituais da Amazon) e sem saber como lidar com esta alteração.


Cápsula Crew Dragon regressou com sucesso


Depois do lançamento e acoplagem com sucesso na ISS, a cápsula Crew Dragon da SpaceX - a mesma que irá transportar astronautas para o Espaço (e trazê-los de volta) - terminou a sua missão com uma reentrada e amaragem bem sucedida. Mais um pequeno passo para nos colocar cada vez mais perto do espaço, e pela primeira vez por intermédio de um foguete e cápsula desenvolvidos por uma empresa privada.




Novo Skype para a web deixa de fora Firefox, Safari, Opera e outros browsers



Dando razão aos que argumentam que o Chrome se está a tornar no novo "Internet Explorer", a mais recente versão do Skype para a web funciona apenas no Chrome e no MS Edge, deixando de fora browsers como o Firefox, Safari, Opera (entre outros). Talvez mais correcto do que chamá-lo de Skype para a web, seja chamá-lo de Skype para o Chrome e Edge.

Embora isto não seja caso isolado (a própria Google tem múltiplos serviços que só funcionam correctamente no Chrome), esperemos que sirva para recordar que a web vai muito para além do Chrome ou de qualquer browser individual, e que qualquer coisa "para a web" deveria estar acessível a todo e qualquer browser.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)