2019/04/23

Notícias do dia

Elon Musk revelou hardware do computador Full Self Driving da Tesla e promete frota de carros autónomos para 2020; Samsung adia lançamento do Galaxy Fold para averiguar problemas detectados nos últimos dias; Huawei P30 Pro não faz ligações secretas à China; app WiFi Finder expôs passwords de milhões de redes WiFi; e ainda como os filtros dos copyrights estão a remover relatório Mueller que é do domínio público.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo "gadget da semana" que desta vez te pode valer uma luz nocturna Mijia Philips com Bluetooth - e estamos também a oferecer exemplares do livro Introdução ao desenvolvimento moderno para a Web da FCA. Não se esqueçam ainda que o nosso almoço mensal é já este sábado.

Nokia 9 pode ser desbloqueado por pastilha elástica



Na ânsia de resolver os problemas que impediam o reconhecimento correcto das impressões digitais no Nokia 9 (que usa um sensor óptico integrado no ecrã), a HMD parece ter ido para o extremo oposto, lançando uma actualização que agora permite que o smartphone seja desbloqueado por praticamente tudo o que for encostado ao ecrã: quer seja o dedo de outras pessoas, quer um simples pacote de pastilhas elásticas.



Há no entanto outros utilizadores que se apressaram a dizer que não conseguem replicar o problema, pelo que se pode dar o caso de ser um incidente isolado de um Nokia 9 com defeito. Seja como for, relembra que é sempre conveniente testar os sensores de impressões digitais, reconhecimento facial, e outros métodos, para evitar este tipo de surpresas desagradáveis.


Moldes mostram design do próximo iPhone 11



Ainda sem qualquer garantia quanto à sua credibilidade, surgiram fotos de alegados moldes para a criação de capas para os futuros iPhones 11. Os designs limitam-se a replicar as imagens que têm surgido, apresentando um bloco quadrado saliente que albergará um sistema de câmaras triplas (espera-se que a Apple adopte uma lente grande angular a par da lente telefoto).

No entanto, há alguns detalhes que fazem duvidar que se tratem de moldes oficiais, já que temos os logos da Apple no local errado num deles, assim como uma inscrição "iPhone" que não parece ter a proporção correcta. Saberemos mais ao longo dos próximos meses, pois imagino que lá para Junho já comecem a surgir indicações mais concretas sobre o design final dos próximos iPhones.


Google Home ganha Google Music gratuito (com publicidade)



A Amazon disponibilizou uma modalidade gratuita do Amazon Musi para os Echo - com publicidade, ao estilo do Spotify gratuito - e a Google não demorou a seguir a mesma táctica. Nalguns países (onde Portugal ainda não se inclui), os utilizadores poderão configurar os seus Google Home para ouvirem música via Google Music sem pagar por isso, mas com publicidade ocasional.

Tal como acontece com quem utiliza o Spotify gratuito, continua a ser possível escolher géneros musicais globais, do estilo "Hey Google, play rock / pop / classic music". O que para muitas pessoas já poderá ser suficiente. Resta agora saber se isso será suficiente para atrair pessoas que já estejam a utilizar o Spotify.


Huawei faz chegar o EMUI 9.1 a 49 smartphones


A Huawei quer conquistar a confiança dos utilizadores a nível da disponibilização de actualizações, e já revelou uma lista de 49 smartphones Huawei e Honor que irão receber o EMUI 9.1 que se estreou no P30 Pro.

Modelos já com o EMUI 9.1 beta
Huawei Mate 20
Huawei Mate 20 Pro
Huawei Mate 20 X
Huawei Mate 20 RS Porsche Design

Modelos que receberão EMUI 9.1 em breve
Huawei Mate 20 Lite
Huawei Mate 10
Huawei Mate 10 Pro
Huawei Mate RS Porsche Design
Huawei Mate 9
Huawei Mate 9 Pro
Huawei Mate 9 Porsche Design
Huawei P20
Huawei P20 Pro
Huawei P10
Huawei P10 Plus
Huawei Nova 4
Huawei Nova 3
Huawei Nova 3i
Huawei Nova 2S
Honor Play
Honor 10
Honor Play 8A
Honor View 10
Honor View 10 Lite
Honor Note 10
Honor 9
Honor V9
Honor 8X

Modelos que receberão EMUI 9.1 no futuro
Huawei Nova 4e
Huawei Nova 3e
Huawei Enjoy 9 Plus
Huawei Enjoy 8 Plus
Huawei Enjoy Max
Huawei Enjoy 9S
Huawei Enjoy 7S
Huawei Enjoy 9e
Honor 9 Lite
Honor 8X Max
Honor 20i
Honor 9i
Honor 7X
Huawei MediaPad M5 10.1
Huawei MediaPad M5 8.4
Huawei MediaPad M5 8.0
Huawei MediaPad M5 Pro 10.8
Huawei MediaPad 5T 10.1


OnePlus confirma apresentação do OnePlus 7 para 14 de Maio



A OnePlus já oficializou o lançamento do seu próximo OnePlus 7 (e OnePlus 7 Pro 5G)  para 14 de Maio, em Londres. Continuando a sua tradição, em vez de se limitar a enviar convites, a OnePlus vende bilhetes para os fãs que quiserem assistir ao evento. Neste momento os interessados podem apanhar os bilhetes por 18 euros, aumentando para 34 euros a partir de 25 de Abril.

Já se sabendo praticamente tudo sobre estes novos modelos, a grande incógnita e ponto de maior interesse é saber quais serão os preços dos OnePlus 7 e, principalmente, do OnePlus 7 Pro com 5G - que alguns rumores dizem que poderá ter peço ao nível dos Galaxy S10.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. Pode parecer insignificante, mas é um sintoma da época das "Fake News" e notícias sem confirmação nem verificação de fontes.
    O caso do Nokia 9 que desbloqueia com uma pastilha ou com o dedo de uma pessoa qualquer, foi só reportado por um indivíduo num Tweet, com dezenas de pessoas a indicarem que não tinham o problem,a reportado. No entanto, chegou para ser notícia em dúzias de sites de tecnologia, com todo o impacto negativo e má reputação que isto traz para a marca Nokia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento que tens o Chief Product Officer da HMD a mostrar interesse no assunto, passa a ficar "validado" de que merece alguma atenção. - https://twitter.com/sarvikas/status/1120575538244898816

      De qualquer forma, desde logo fiz questão de referir: "Há no entanto outros utilizadores que se apressaram a dizer que não conseguem replicar o problema, pelo que se pode dar o caso de ser um incidente isolado de um Nokia 9 com defeito."

      Eliminar