2019/05/10

Notícias do dia

Google vai desligar NEST do IFTTT no final de Agosto; Jeff Bezos apresenta módulo lunar Blue Moon; Android Q vai deixar ter Battery Saver sempre activo; a MS ressuscitou os velhinhos PowerToys para o Windows 10; a Logitech criou uma versão do seu popular rato G502 Hero sem fios; e as apps Android vão deixar de poder desenhar sobre o ecrã numa versão futura do Android.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos livro FCA escolhido para oferecer esta semana: Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações. Não deixem de participar.

Huawei P30 lite chega hoje às lojas


O membro mais económico da família P30 chega hoje às lojas nacionais, com um preço de 379.99 euros. Embora o P30 Lite não conte - obviamente - com o sistema quad-cam do P30 Pro, vem equipado com uma câmara tripla que continua a ser bastante competente, resultando num conjunto bastante equilibrado (Kirin 710, 4GB+128GB, câmaras de 48MP + 8MP + 2MP, bateria de 3340mAh, etc.)

Com este P30 Lite nas lojas, a gama completa fica distribuída (de forma aproximada) entre os 380 euros (P30 Lite), os 660 euros (P30 normal), e os 930 euros (P30 Pro).


Google cria emojis "sem sexo"



O género sexual continua a dar muito que falar nos emoji, e agora regressamos ao início, com a criação de novos emoji sem género sexual definido. Algo com o qual a Google espera resolver a questão de se fazer referência a pessoas, indiferentemente de serem do sexo masculino, feminino, transexuais, etc.

Não posso deixar de pensar como isto era algo que estava automaticamente resolvido no início, quando um emoji era apenas um rosto amarelo; e desde então, temos "bonecos" para homens, mulheres, múltiplas tonalidades de pele, múltiplas possibilidades de combinações (nos emoji com casais e crianças, por exemplo), e sei lá que mais. Daqui por uns anos ainda acabamos por ter um verdadeiro jogo dos SIMs integrados nos emoji, com casinhas e tudo. ;P


Asus ZenFone 5Z recebe Android Q Beta




Quem tiver um ZenFone 5Z e quiser ter acesso antecipado ao futuro Android Q já o poderá fazer, desde que esteja consciente de que usar o Android Q Beta poderá ser acompanhado de alguns bugs e funcionalidades que estão a ser alteradas com frequência. Este é o primeiro smartphone da série ZenFone a participar num programa Android Beta, e vem contribuir para que o acesso às mais recentes versões do Android não fique limitada apenas aos Pixel (o Android Q Beta está disponível para modelos de diversos fabricantes).

Quem estiver interessado na aventura poderá fazer o download do firmware na página da Asus referente ao Android Q Beta para o ZenFone. Esperemos que isto signifique que o ZenFone 5Z possa receber o Android Q final pouco tempo após o seu lançamento oficial.


Google já deixa ouvir podcasts na web



Já não é preciso recorrer a um leitor especial para ouvir podcasts na web. A Google já adicionou finalmente um leitor integrado ao resultado das pesquisas, pelo que se torna possível ouvir imediatamente um podcast no browser, com acesso às funções de saltos rápidos para a frente / trás, e até controlo de velocidade da reprodução.

É algo que já vem tarde (a Google já o deveria ter feito há anos), mas que tem sempre a vantagem de poder dar a conhecer o universo dos podcasts a mais pessoas - que agora não têm qualquer desculpa, já que estão à distância de um simples clique, sem qualquer requisito adicional.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: