2019/06/27

Notícias do dia

Apple contrata engenheiro chefe da ARM; descoberta nova falha nos Boeing 737 Max que os vai deixar ainda mais tempo em terra; análise ao Samsung Galaxy A70; Oppo diz que câmara invisível sob ecrã chegará em breve; temos um computador "à prova de hackers" a dar que falar no Kickstarter; e o YouTube dá mais controlo aos utilizadores sobre vídeos e canais recomendados para removerem coisas indesejadas.

Antes de passarmos às notícias do dia não te esqueças de participar no gadget da semana que desta vez tem para oferecer uma smart bracelet Gocomma C1Plus, e relembro que, para terminar o mês de Junho em grande, o nosso meeting mensal é já este sábado.

Soundtrap gratuito ganha espaço ilimitado




O Spotify está a tornar o seu editor de música e podcasts na web - o Soundtrap - mais apelativo, passando a oferecer espaço ilimitado para as contas gratuitas e ampliando o número de efeitos, loops e instrumentos.

Continuam a estar disponíveis as modalidades pagas para músicos e podcasters, com acesso a ainda mais instrumentos, loops, e funcionalidades (como a transcrição) mas esta alteração vem tornar bastante mais interessante a sua utilização pelos quem apenas quer brincar com projectos pessoais. Até ao momento as contas gratuitas estavam limitadas a um máximo de 5 projectos, que tornava impraticável a sua utilização sem que se viesse a pagar. Dito isto, importa relembrar os riscos de confiar em serviços na cloud, e que a qualquer momento podem mudar as condições.

... Não se pode por de parte a hipótese de que por agora estão a oferecer espaço ilimitado gratuito, mas depois de acumularem uma quantidade apreciável de utilizadores gratuitos com centenas ou milhares de projectos, dizerem que afinal vai ter que ser a pagar...


WhatsApp testa partilha de "Status" para outras apps


O WhatsApp está a testar uma funcionalidade que permite partilhar o WhatsApp Status (as "stories" do WhatsApp) com outros serviços externos, enviando-os automaticamente não só para o Facebook e Instagram como também para outros como o Gmail ou Google Photos.

A inclusão de serviços externos ao Facebook será uma forma de atenuar as acusações de que o Facebook quer manter tudo dentro dos seus próprios serviços; e o Facebook garante também que esta partilha está a ser feita de forma completamente isolada, não sendo feita qualquer associação de contas, tal como se se tratasse de qualquer outra app de qualquer outro developer a utilizar a API para publicar coisas.


Especialistas recomendam proibição de "pontuação social" via AI e vigilância em massa na UE



Procurando evitar o que já vai acontecendo noutros países, um painel de especialistas recomendou que a UE proibisse a utilização de sistemas de pontuação social baseados em AI, e também a vigilância indiscriminada em massa que se vai tornando cada vez mais comum.

O panorama de alguém ser impedido de ter um emprego, ou crédito, baseado num perfil criado por uma AI com base nos likes que faz no Facebook, ou até no reconhecimento facial com base em imagens de vigilância para determinar se passa muito tempo "alegre" ou "triste" é algo que já não faz parte do reino da ficção científica. Resta-nos evitar que passe a fazer parte do quotidiano - mesmo se há quem também alerte para o facto de ser praticamente impossível evitar que seja feito, mesmo que de forma mais dissimulada nos bastidores (veja-se o caso da NSA ser apanhada -novamente!- a recolher metadados que não deveria recolher).


Google oferece aluguer de filme por €0.99 na Play Store



A Google está a dar uma prenda aos utilizadores do Google One (o Google Drive), oferecendo o aluguer de um filme na Play Store por apenas €0.99. Pode ser uma excelente oportunidade para experimentar o serviço e verem que tal se comporta face a outras alternativas (como o Rakuten TV) - para não falar dos serviços de aluguer dos próprios operadores, ou ainda dos serviços de streaming estilo Netflix.

Pena é que estes preço promocional não seja o preço habitual normal. Acham que alguém se ia dar ao trabalho de fazer downloads ilegais de filmes se os tivesse à disposição, de forma legal e com qualidade máxima, por apenas 1 euro?


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)