2019/06/06

Notícias do dia

Xiaomi explica como colocou câmara debaixo do ecrã; Android Q tenta compatibilizar gesto de "back"; iOS facilita troca de redes WiFi e dispositivos Bluetooth; análise ao ZenFone 6 da Asus; Firefox passa a ter Enhanced Tracking Protection activada de origem; IKEA anuncia linha de mobiliário transformável para casas pequenas; e o infeliz caso do Amabrush a declarar insolvência, mais um projecto Kickstarter que começou bem... e acaba mal.

Antes de passarmos às notícias do dia, no passatempo desta semana temos livros "Introdução à Criptografia" da FCA para oferecer e, sendo início do mês, é também a altura ideal para aderires ao Clube AadM+.

Sunconcept revela catamarã solar feito em Portugal



A revolução eléctrica não se faz apenas nas estradas. O Sunconcept CAT 12 é um catamarã eléctrico que funciona a energia solar e que foi desenvolvido e fabricado em Portugal. Disponível em várias versões (passageiros, cruise, etc.), conta com uma capacidade para até 42 pessoas e uma área útil de convés de 27.5 m2.

Na sua cobertura temos painéis solares que totalizam uma capacidade de 6kWh, com a energia a ser armazenada em packs de baterias AGM/Lítio que podem variar entre 70 a 160 kWh dependendo das versões. Os motores eléctricos são de 2 x 15 kWh ou 2 x 30 kWh. E desta forma, acabam-se as preocupações com o custo do combustível ou a ausência de vento.


Android Q vai ter autenticação facial nativa



O Android Q vai começar a uniformizar a autenticação via reconhecimento facial, que passará a estar disponível como opção de sistema, evitando a necessidade de cada fabricante implementar a sua própria solução. É algo que replica aquilo que já aconteceu no passado nas impressões digitais, que inicialmente também eram feitas por cada fabricante de forma diferente.

Falta saber se este sistema permitirá fazer também o reconhecimento facial 3D para os smartphones que tiverem duas câmaras frontais, ou se se esse tipo de coisa continuará a ficar do lado dos fabricantes.


Uber Copter vai acelerar viagens em Nova Iorque



Ainda não são os prometidos "carros voadores", mas em Nova Iorque será possível a alguns utilizadores da Uber (os que estão nos níveis Platinum e Diamond) evitarem as filas de trânsito nas deslocações entre Manhattan e o aeroporto JFK recorrendo ao Uber Copter.

A viagem de helicóptero custará entre $200-250 por pessoa e reduz uma viagem que pode demorar 2 horas nas horas de maior trânsito para menos de 30 minutos. E obviamente, inclui o transporte de automóvel do local onde se estiver até ao heliporto, e do heliporto até ao local de destino (no aeroporto, até ao terminal respectivo).


Dynamic System Updates vai permitir testar novas versões de Android no Android Q



Gostavam de experimentar algumas versões beta do Android mas sem correr riscos de que isso impediria o funcionamento normal do vosso smartphone? Será possível com a chegada do Android Q e os Dynamic System Updates.

O nome poderá não ser o mais feliz, mas esta funcionalidade permitirá instalar temporariamente uma versão alternativa do Android (que poderá ser uma versão beta, ou uma versão modificada), de modo a que possam experimentá-la... mas com a garantia de que o vosso smartphone regressará à versão que tinham no próximo reboot. Será excelente para developers que queiram testar apps em versões beta do Android; e para utilizadores mais aventureiros que queiram experimentar o panorama para além do Android "puro" da Google. O único senão é que ainda teremos que esperar muito tempo até que o Android Q chegue a uma proporção significativa dos utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: