2019/10/02

Notícias do dia

Portugueses com dados móveis reduzidos e caros; MS força utilizadores Windows a criarem contas Microsoft; PlayStation Now reduz preço para €9.99 por mês; Huawei Mate 30 perde instalador de apps da Google e SafetyNet; análise ao Roomba i7+ com base de despejo automático; e Tribunal Europeu exige consentimento explícito dos cookies.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças que temos livros Big Data da FCA para oferecer ao longo da semana; e sendo início do mês é também a altura ideal para aderires ao Clube AadM+ que dá acesso a passatempos exclusivos e descontos em múltiplas lojas e serviços.

Siri vai usar apps de mensagens e chamadas mais usadas para cada contacto



A Apple quer precaver-se contra acusações de forçar os utilizadores a usar os seus serviços, e vai fazer com que, quando se pede à Siri para enviar uma mensagem ou faça uma chamada, o faça utilizando a app mais frequentemente utilizada para cada contacto em vez de o fazer automaticamente via iMessage e telefone.

Isto é, se habitualmente trocarem mensagens via Messenger ou WhatsApp com uma pessoa, será essa a app utilizada; e se costumarem fazer chamadas via Skype ou Viber, serão esses os serviços utilizados. Uma boa medida... mas o que realmente a Apple poderia fazer, era lançar o seu iMessage e Facetime para Android (aliás, lembram-se do próprio Steve Jobs dizer que o FaceTime seria "aberto" quando o apresentou?) e de um dia para o outro pregava um grande susto ao Facebook e faria desaparecer por completo os indecisos serviços de mensagens da Google (e digo isto sendo um grande fã dos Hangouts, que continua a ser a minha app de mensagens principal... embora vá ficando cada vez mais sozinho).


CTT vai fazer entregas da Amazon em Portugal



Depois dos relatos de queixas com diversas empresas de transporte no nosso país, a Amazon vai passar a utilizar os CTT para fazer as entregas em Portugal. O acordo entre as empresas garante a parceria durante os próximos três anos, e deverá agilizar o processo de entregas - embora também surjam preocupações por parte de algumas pessoas, que temem que o serviço dos CTT acabe por ser pior do que as transportadoras usadas até ao momento.

Em breve descobriremos, já que a chegada da época da Black Friday e do Natal irá por à prova a capacidade dos CTT em lidar com o fluxo de encomendas que é previsto para esta época.


Intel revela CPUs Cascade Lake-X com redução de preço



Um pouco de concorrência dá sempre jeito, e nada o revela melhor do que os preços dos novos CPUs Cascade Lake-X da Intel, que chegam a metade do preço face à geração anterior - cortesia dos AMD 16-core Ryzen 9 3950X que chegam no próximo mês a $749.

Enquanto o topo de gama anterior o Intel Core i9-9980XE de 18-cores / 32-threads custava uns exorbitantes $1979, o novo Core i9-10980XE fica-se pelos $979. Enquanto nos modelos mais económicos (10c/20t) o preço cai de $989 para $590 com o novo Core i9-10900X. Referia-se que se tratam de chips que continuam a manter o processo de fabrico de 14nm, enquanto a AMD já está a usar produção de 7nm. E bem a propósito disto...


Huawei vai produzir próximo Kirin 1000 em 5nm



O Kirin 990 só foi revelado o mês passado, mas a Huawei já está a dar indicações que o seu próximo Kirin 1000 irá ser fabricado em 5nm, devendo ser estreado no futuro Mate 40 daqui por um ano.

Se tal se vier a concretizar será mais um avanço que permitirá aumentar desempenho e reduzir consumos; mas nesta fase isso será relegado para segundo plano, já que o que importa resolver é a situação dos seus smartphones terem acesso às apps e serviços da Google. Mas, com sorte, daqui por um ano já estará tudo regularizado e "de volta ao normal", ou assim se espera.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

4 comentários:

  1. A CTT só em mais queixas que os outros porque o número de entregas dos CTT é muito mais elevado e porque as pessoas se queixam das entregas que ficam retidas na alfandega sem culpa nenhuma dos CTT.

    ResponderEliminar
  2. Serei o único que acha que os CTT poderão fazer toda a diferença na entrega das encomendas da Amazon?

    Não é por nada, mas mesmo que a encomenda não seja deixada em casa no momento em que o carteiro passa, acho que será um descanso saber ONDE ir levantar o pacote.

    Agora, o pior será depois chegar à estação ou "ponto" CTT e descobrir que a fila de senhas em espera tem cerca de 30 ou 40 pessoas à nossa frente.

    Isso sim, será um desastre.

    ResponderEliminar
  3. Eu só vejo com bons olhos esta situação. Todas as últimas entregas que tive da Amazon vieram via SEUR e foram um pesadelo para serem entregues - quase sempre com o habitual "não estava ninguém em casa" quando estava sim.

    Por outro lado, todas as várias encomendas que recebi CTT Expresso foram-me sempre entregues ou, se eu não estava, deixaram o papelinho e depois fui levantar aos Posto CTT.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar