2019/11/13

Notícias do dia

Google Assistant em Português disponível para mais utilizadores; investigadores alertam para falhas no 5G (e 4G); Chrome OS começa a mostrar data do fim de suporte; AirPods Pro precisam de truque para saírem da caixa; app do Facebook acedia à câmara dos iPhones em background; iOS 13.3 chega com chaves FIDO2 no Safari; e novo tarifário NOS Like continua a apostar no zero-rating.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo para gadget da semana, desta vez dedicado a uma Xiaomi Mi Band 4 - participa.

Disney+ não resistiu a problemas no lançamento



Mesmo com toda a preparação, a Disney não conseguiu evitar que muitos clientes se vissem impedidos de aceder ao serviço Disney+ no seu lançamento. É um fenómeno que é bem conhecido de inúmeras empresas de jogos, aterrorizadas pelo processo de lidar com milhões e milhões de jogadores no dia de lançamento; e que, de outra forma, também serve para explicar porque motivo a Disney não se arriscou a fazer um lançamento do serviço à escala mundial.

O pior é que, enquanto estes problemas técnicos poderão ser facilmente resolvidos, a tarefa de fazer chegar o Disney+ a todo o lado (e mais concretamente, a Portugal) estará mais relacionada com a questão dos direitos e burocracias. Por agora tudo indica que o Disney+ chegará ao nosso país durante 2020... Mas se se demorarem muito, arriscam-se a "treinar" os fãs a recorrem a fontes não oficiais para acederem aos conteúdos que por lá vão passando.


Twitch disponibiliza Studio Beta para todos



Os aspirantes a vedetas do streaming - ou meros curiosos - já podem espreitar o Twitch Studio. O programa, lançado em "closed beta" em Agosto, abre agora as portas a todos os que o quiserem experimentar.

O objectivo do programa é facilitar todo o processo de gestão do streaming num único local, em vez de obrigar a saltar entre diferentes programas, e para além de contar com detecção automática das câmaras e microfones, vem com templates pré-feitos que poderão dar um aspecto profissional instantâneo a todas as emissões.


Intel promete chip Movidius Myriad 4x mais rápido que Nvidia TX2



A Intel comprou a Movidius, que se especializava em chips que seriam capazes de fazer processamento visual com enorme eficiência, e diz que os resultados poderão ser vistos já no próximo ano com a chegada do "Keem Bay", um VPU (Vision Processing Unit) que a Intel diz ser quatro vezes mais rápido que o TX2 da Nvidia, gastando apenas 25% da energia!

Resta esperar para ver se será mesmo assim, e quantos mais anos serão necessários para que esta tecnologia eventualmente chegue a produtos no mercado. A DJI era uma das empresas que usava chips Movidius nos seus drones, para os auxiliar no reconhecimento de obstáculos.


Gigafactory 4 da Tesla será perto de Berlim



Desapontando os fãs portugueses que tinham feito campanha para que a Tesla instalasse uma das suas Giga-fábricas em Portugal, Elon Musk já revelou a que próxima Gigafactory (seguindo-se às duas nos EUA e a terceira na China), irá ficar localizada perto de Berlim na Alemanha - não resistindo a dizer que "afinal, a engenharia alemã é excelente, e queremos tirar partido disso".

Vai ser interessante ver que tal o processo de construção decorre e quanto tempo demorará a ficar operacional, já que a Gigafactory na China foi construída em tempo recorde. A obra arrancou em Janeiro deste ano, e nesta altura já foram feitas séries de pré-produção e está prestes a arrancar com a produção normal. Seria bom que o mesmo pudesse acontecer na Alemanha em 2020, com a Gigafactory 4 a arrancar em Janeiro, e no final do ano já podermos contar com os Model Y feitos na Europa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)