2019/11/29

Notícias do dia

Vodafone, MEO e NOS incapazes de travar fraudes via SMS; Pixel 4 parece sofrer do mesmo com tratamento oleofóbico frágil que afectou gerações anteriores; o Kali Linux vem com camuflagem Windows; mega campanha Black Friday na Gearbest; PureVPN com desconto de 88%; e ainda um Tesla Model S com 1 milhão de km.

Antes de passarmos às notícias de hoje, está a começar novo passatempo do gadget da semana, dedicado a uns earphones Bluedio Hi TWS - temos também a habitual selecção de promoções Black Friday 2019. E não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Ubuntu 19.10 é o mais rápido de sempre



Há edições Linux conhecidas por serem compactas e leves, ideais para máquinas mais antigas; mas o mais recente Ubuntu 19.10 deu também um salto significativo na velocidade de utilização.

A equipa da Canonical focou-se (entre outras coisas) em fazer com que o sistema funcionasse da forma mais fluida possível, sem atrasos nem pausas que criam uma má experiência de utilização e criam a sensação de "lentidão". Embora ainda haja coisas a melhorar para o futuro, o resultado neste 19.10 torna-se desde já bastante inspirador - e até traz ZFS e tudo. :)

Mas para os fãs das versões LTS, como eu, ainda será necessário aguardar até Abril de 2020, pela chegada do Ubuntu 20.04.


Android 10 chega ao Galaxy S10



Para os utilizadores do Galaxy S10, a Black Friday vem com uma boa notícia que não obriga a gastar dinheiro. A Samsung já começou a distribuir a versão final do Android 10 para o Galaxy S10 na Alemanha, sendo agora uma questão de tempo até que se comece a expandir aos restantes países (incluindo Portugal).

Mesmo não sendo o ideal, considerando o fraco panorama das actualizações Android, pode-se considerar que qualquer fabricante que faça chega o Android 10 aos seus smartphones antes do final do ano está a fazer um bom trabalho, e é bom ver a Samsung a entrar para esse grupo (pelo menos para o S10).


Novos postos Supercharger móveis da Tesla dispensam geradores diesel



Para não voltar a enfrentar as acusações de que usava geradores diesel para os seus postos Supercharger móveis, a Tesla adoptou agora uma nova versão que troca o gerador pelos seus módulos Megapack de baterias.

Cada um destes postos móveis, que podem ser colocados em qualquer local onde haja necessidade de reforçar a capacidade de carga temporariamente pode carregar até 10 automóveis em simultâneo (a 125kW) e tem autonomia para recarregar até 100 automóveis.


Apple lança vídeo para a época de Natal


A Apple não resistiu a lançar um vídeo emotivo para o "thanksgiving". Por momentos quase parecia que ia ser uma repetição do que foi feito pela Vodafone... :)




Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: