2019/12/06

Notícias do dia

Previsões apontam para que iPhone perca ficha lightning em 2021; Opera 55 ganha modo nocturno para a web; a Microsoft quer o seu Fluent Design em todas as apps; já está disponível o mais recente smartwatch Xiaomi Mi Watch por €236; Nest Display ajusta informação à proximidade das pessoas; e DRM deixa jogo Tron: Evolution bloqueado 9 anos após lançamento.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não te esqueças de participar no nosso mega-passatempo de Natal 2019 com 31 dias de prendas.

Disquete autografada por Steve Jobs vendida por 84 mil dólares

Hoje em dia há cada vez menos pessoas a saber o que é uma disquete de 3.5", mas isso não impediu uma disquete autografada por Steve Jobs de superar todas as expectativas e ser vendida em leilão por 84115 dólares - nada mau, quando o valor que era inicialmente esperado se ficava pelos 7500 dólares.

Quem tiver por aí um iPhone original assinado por Steve Jobs poderá querer guardá-lo no banco, pois provavelmente ficará com a reforma assegurada quando o quiser vender.. :)


Galaxy S11 com 5 câmaras e 108MP



Há mais um relato que indica que a Samsung não vai poupar nas câmaras do próximo Galaxy S11, e que para além da câmara principal com sensor de 108MP, teremos ainda uma câmara com objectiva ultrawide, outra com teleobjectiva 5X, e ainda um sensor Time of Flight que permite ter uma leitura 3D com precisão elevada, que poderá ser utilizada para os retratos ou aplicações de realidade aumentada (com melhor integração dos elementos virtuais com o mundo real.

De lembrar que actualmente o top DxOMark é liderado pelo Huawei Mate 30 Pro e pelo Xiaomi Mi Note 10 (ambos com 121 pontos), e só depois aparece o Galaxy Note 10+ empatado com o iPhone 11 Pro (com 117 pontos), e seguramente a Samsung quererá reconquistar o primeiro lugar.

... E aparentemente virá com uma bateria de 5000mAh, mostrando que a Samsung ultrapassou o trauma do Galaxy Note 7.


Apple TV+ perdeu Dolby Vision na Apple TV 4K?


Quem desejar ver as séries originais da Apple em Dolby Vision numa Apple TV 4K poderá ter que aguardar um pouco, pois há relatos de que séries como See e For All Mankind, que até recentemente estavam disponíveis em Dolby Vision, deixaram de estar nesse formato (embora continuem a indicar que sim).

O Dolby Vision é um formato HDR mais avançado que o HDR "normal", que permite maior gama de cor (12-bits vs 10-bits) e luminosidade (10000 nits vs 4000 nits), e que pode ser ajustado cena a cena em vez de contar com uma única configuração para todo o filme e série. O mais estranho é que esses conteúdos estavam originalmente disponíveis nesse formato, pelo que se deve tratar apenas de um "bug" temporário.


Bloqueio de internet na Caxemira está a remover utilizadores do WhatsApp



O bloqueio do acesso à internet na Caxemira está a fazer com que milhares de utilizadores da região estejam a ser sumariamente eliminados do WhatsApp, que estipula um período de inactividade de 120 dias.

Com isto comprova-se que o "direito" do acesso à internet nem sempre está garantido, e que um período relativamente curto de ausência forçada pode fazer desaparecer todo um historial de anos que se tenha acumulado numa plataforma como o WhatsApp (ou outras com políticas idênticas).

Veremos se as redes de internet via satélite, estilo Starlink da SpaceX, poderão vir a fazer diferença a este nível, facilitando o acesso à internet onde quer que se esteja...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)