2020/03/24

Notícias do dia

Cantar às janelas por causa do coronavirus pode violar direitos de autor; suspensão da neutralidade da net por causa do coronavirus já publicada em Decreto Lei ; Amazon Prime Video ganha perfis para até 6 utilizadores; já temos a nossa análise ao Lenovo Yoga Smart Tab; Google Photos ganha selecção de texto em fotos e informação de upload; vigilância da localização dos smartphones levanta preocupações para o pós-coronavirus; e ainda a interessante questão sobre se estará na altura de proibir a publicidade direccionada na net.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um kit Arduino Uno R3 com dois touchscreens LCD.

Google e LG dispensam Snapdragon 865 por ser demasiado caro



Com os smartphones topo de gama a irem para valores bem acima dos mil euros, nem todos os fabricantes estão dispostos a entrar nessa corrida. Tanto a Google como a LG deverão dispensar o mais recente Snapdragon 865 e, em vez disso, optar pelo mais económico 765G.

Isto porque o 865 não só é mais caro por si só, como também obriga a usar um modem 5G externo, com mais custos, e ocupando mais espaço (e portanto mais custos por isso). Em contrapartida, o 765G, mesmo não tendo o mesmo nível de desempenho, vem com modem 5G integrado e torna-se numa opção bastante mais interessante.


Que serviços de streaming estão a reduzir a qualidade por causa do coronavirus




Depois do YouTube e Netflix, são muitos os serviços de streaming que também optaram por reduzir a qualidade para poupar as redes neste período de coronavirus que tem causado tráfego acrescido com milhões de famílias que ficam em casa.

Serviços de streaming que reduziram a qualidade:
  • Netflix
  • YouTube
  • Amazon Prime Video
  • Apple TV+
  • Disney+
  • Facebook e Instagram
  • TikTok
  • GeForce NOW - suspensão de novas adesões

Mas, em contraste com a redução da qualidade...


Serviços de streaming registam aumento de clientes



Este período do coronavirus com aumento das pessoas em casa tem sido bastante benéfico para os serviços de streaming . Todos os serviços de streaming têm visto um aumento substancial do número de novos clientes.

No topo da lista está o Disney+ com mais 300% de novos subscritores, seguido do HBO Now com 90%, Showtime com 78%, Netflix com 47% e Apple TV+ com 10% (não esquecer que a Apple tem a "vantagem" de ter oferecido um ano de serviço a todos os clientes que compraram um iPhone, Mac, iPad, ou Apple TV, o que lhe garantiu logo um número inicial considerável de "subscritores" ).

E claro, faltaria contabilizar quantos destas novas subscrições não estarão a ser partilhadas por amigos ou familiares, na prática multiplicando o número de "clientes" que têm acesso.


Instagram lança Co-Watching para "estar com amigos" via vídeo



O coronavirus tem levado a um aumento substancial da utilização de ferramentas de tele-presença (já fiz mais videochamadas nestas últimas semanas do que tinha feito na última década), e o Facebook não demorou a adaptar o Instagram para esta nova realidade.

O Instagram tem agora uma funcionalidade Co-Watching, que permite juntar um grupo de amigos em videoconferência para que possam ver juntos os posts do Instagram, efectivamente fazendo com que possam estar "perto" mesmo quando estão afastados fisicamente.

... É de imaginar que muitos outros serviços estejam também neste preciso momento a implementar coisas idênticas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)